Galeria de Artes Fenig apresenta a exposição Alma Ancestral Feminina

Galeria de Artes Fenig apresenta a exposição Alma Ancestral Feminina

As aulas de artes foram o ponto de partida para a jovem Elenira Silva se encantar pela pintura. Hoje, aos 71 anos, a artista plástica, moradora de Nova Iguaçu, encanta com sua arte que tem como um dos principais focos o universo da ancestralidade. Dentro das celebrações do Mês da Consciência Negra, Elenira Silva apresenta a exposição “Alma Ancestral Feminina, a partir do dia 16 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30, na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu. O espaço é da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu.  A entrada é gratuita.
“Por volta dos anos 1970 iniciei um contato mais singular com a pintura e surgiram os primeiros trabalhos. Encontrei na Sociedade Brasileira de Belas Artes e no SOLARTE, Centro de Pesquisa e Tradução da Forma, um contato substancial e profícuo com Filosofia da Arte e a sua dimensão técnica”, conta a artista que é professora de Língua Portuguesa e Literatura e especializada em Educação Ambiental, História da África e do Negro no Brasil e em Figurino e Carnaval.
Neste mês de novembro dedicado a uma reflexão mais profunda a respeito da identidade negra, nos aspectos históricos e de luta e resistência, Elenira Silva apresenta a exposição “Alma Ancestral Feminina, inspirada no corpo, nos sentimentos e nas várias representações de mulheres negras, que cristalizaram práticas e tradições da ancestralidade.
“Mulheres que na travessia do Atlântico, na embarcação da escravização, protegeram no ventre grandes e belas virtudes, que são o amor próprio e a resistência, porque na sua lida diária essas mulheres negras se fortaleceram com muita luz”, destaca a artista que retratou entre outras a atriz Ruth de Souza.  
Elenira Silva define sua arte como um estilo voltado ao expressionismo figurativo, e também com tendência ao cubismo, seguindo os artistas que mais admira: Vincent Van Gogh e Pablo Picasso. “Van Gogh retratou a sua própria alma, como se ele abdicasse de si próprio para presentear o mundo com o que de mais belo existisse nele”, define Elenira.
Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e através da Prefeitura de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. Todas as exposições têm entrada gratuita.

Fonte:ASCOM/FENIG.

Por: Arinos Monge.

Por Coluna Arinos Monge em 08/11/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Governo realiza cerimônia de lançamento do novo edital
30 de Maio de 2022

Governo realiza cerimônia de lançamento do novo edital "Arraiá Cultural RJ"

Noite de ensaios de rua com bateria, alas, porta-bandeira, intérpretes e muitos componentes.
19 de Janeiro de 2024

Noite de ensaios de rua com bateria, alas, porta-bandeira, intérpretes e muitos componentes.

Jornalistas do estado do Rio de Janeiro receberão nova presidência para associação da classe
17 de Abril de 2022

Jornalistas do estado do Rio de Janeiro receberão nova presidência para associação da classe

Redação do ENEM aborda questão étnico-racial
04 de Novembro de 2024

Redação do ENEM aborda questão étnico-racial

Aguarde..