GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS SERÁ TEMA DE ENCONTRO AMANHÃ NO SINDICATO DOS ESTIVADORES

GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS SERÁ TEMA DE ENCONTRO AMANHÃ NO SINDICATO DOS ESTIVADORES

Discutir com representantes do Sindicato dos Estivadores e com o Sindicato Patronal da categoria, a criação de vagas de emprego e melhoria da renda dos trabalhadores portuarios; além da contratação do trabalhador com vínculo empregatício de prazo indeterminado por titulares de instalações portuárias, conforme determina o projeto de lei n° 3771 de autoria do deputado Júlio Lopes(Progressista).

Essa é a finalidade do encontro que será realizado amanhã, às 15h30, na sede do Sindicato dos Estivadores, na Gamboa, região portuária do Rio. De acordo com Júlio Lopes, autor do projeto, a proposta mantém a exclusividade da contratação do trabalhador que esteja vinculado a Orgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

Já foram realizadas reuniões preminilares com representantes das federações dos trabalhadores e com os representantes das empresas que operam nos portos. 

- Nossa finalidade com a apresentação desse PL é a de modernizar e desburocratizar os portos do país, contribuindo diretamente para um enorme ganho de eficácia nas instalações. Tenho certeza de que juntos vamos buscar a melhor proposta com o objetivo de alcançar maior competitividade e rentabilidade dos portos, além de criação de mais vagas de empregos e melhoria da renda desses trabalhadores - explicou.

Júlio lembra ainda que, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, os portos brasileiros movimentaram cerca de 95% das cargas importadas e 98,6% das cargas exportadas pelo país em toneladas no ano passado, com uma movimentação total de 1,151 bilhão de toneladas. Isso representa um acréscimo de 4,2% de movimentação em relação à 2019, apesar da crise mundial instaurada, e cerca de 15% do PIB brasileiro. 

A expressiva participação do setor no comércio se deve, principalmente, aos massivos investimentos feitos em portos organizados e terminais privados, que apresentaram crescimento de 31,6% e 39,9% nos últimos 10 anos (2010-2020) respectivamente.

- Segundo o Tribunal de Contas da União(TCU), o setor portuário conta com uma carteira de mais de R$ 36 bilhões em investimentos nos terminais portuários privados e arrendados nos últimos 6 anos, o que proporcioma um grande avanço no setor - disse.

Por Jornal da República em 24/11/2021
Aguarde..