Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O GFA Advogados, recentemente, realizou evento em defesa da prevenção ao suicidio no trabalho. Segundo a sua sócia Giselle Farinhas “percebemos, na prática, que muitas empresas não identificam as situações que levam um colaborador a desenvolver doenças mentais que ocasionam o suicidio.
E tais situações geram um risco de passivo indenizatório importante. As empresas tem o dever de oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável.”
Na mesa de palestras, Pedro Rafael, ex - Vice - Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro parabenizou a iniciativa na abordagem do tema e enfatizou que essa questão precisa de políticas públicas voltadas a esse combate.
Giselle Farinhas acrescentou que a França e o Japão são líderes no estudo das doenças mentais associadas ao trabalho.
No Japão, em específico, o tema suicidio está, diretamente, ligado ao excesso de trabalho que é denominado de “karoshi”. Lá, esse assunto é tratado com a máxima seriedade e o Brasil tem evoluído nessa linha criando, inclusive, certificações às empresas que criam campanhas e medidas efetivas de combate ao suicidio, destacou a advogada.
A síndrome de Bornout, o assédio moral, o ócio forçado foram temas do evento.
Priscilla Campos, gerente da Uhy Bendoraytes - uma das principais multinacionais do mercado financeiro, abordou como o RH é peça importante nesse assunto, pois ter um líder entre o gestor e a equipe pode reduzir esses casos e trazer uma equipe mais engajada e comprometida somando os interesses da empresa em produtividade.
Gabrielle Fortes, analista comportamental, destacou que a autoestima e a autoimagem são determinantes para o equilíbrio de um ser humano e que o convívio social ajuda muito nesse combate.
Evelyn Montesano, atriz de diversas novelas da Rede Globo, destacou que a arte tem um papel importante no combate as doenças mentais e que isso pôde ser visto durante a pandemia. No evento, ela lançou a sua série "Minhas versões de amor" que está disponível no aplicativo CineCaju, disponível ao amplo público pelo celular, no sistema IOS e Android. A Bodytech, unidade Península, localizada no O2 Corporate e Offices, assinou o apoio do evento falando sobre a atividade física nesse contexto e fez práticas de alongamento entre os convidados.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre elas, advogadas, executivas e outras.
Cartilhas de conscientização com o telefone 188 foram distribuídas no evento de conscientização.
Por; Oscar Muller
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!