Gov-RJ: SEDCON atua na proteção dos consumidores durante o Rock in Rio

Gov-RJ: SEDCON atua na proteção dos consumidores durante o Rock in Rio

 

A SEDCON está no Rock in Rio e a atuação da Secretaria em parceria com o festival foi essencial para a proteção dos consumidores já no primeiro fim de semana. A Secretaria realizou diversas vistorias durante a montagem da Cidade do Rock e continua fiscalizando as relações de consumo para que tudo corra bem, com agentes presentes nos postos de serviço de atendimento ao consumidor (SACs) durante todo o festival. 

O evento está desde o início alinhado com as orientações da Secretaria de Defesa do Consumidor, atuando para nada de errado acontecer, atendendo a todas as demandas existentes. Nos três dias de evento, a SEDCON realizou uma análise detalhada de todas as reclamações dos consumidores e ocorrências registradas nos postos de atendimento, e está trabalhando junto com a organização do Rock in Rio para que quaisquer problemas ocorridos sejam sanados. Os três principais incidentes reportados no último fim de semana foram furtos de celulares, problemas no aplicativo de compras antecipadas e denúncias de venda casada. Situações que prejudicam os consumidores, tanto pela perda de bens materiais, quanto pela frustração de não receber os produtos conforme o contratado e que, por isso, foram tema de conversas entre a SEDCON e o Rock in Rio. 

Quanto aos furtos de celulares, a Secretaria e o Rock in Rio reforçam que os consumidores devem registrar as ocorrências nas delegacias e buscar a reparação dos danos. Nos SACs, há também a presença da Polícia Civil e os registros podem ser feitos dentro da Cidade do Rock para maior tranqüilidade dos frequentadores. Além disso, a SEDCON está atuante nessa questão. Orientamos que o público do festival se cadastre da plataforma Celular Seguro, do Governo Federal, e que os frequentadores que tiverem seus celulares furtados no festival procurem a SEDCON nos SACs do Rock in Rio. Nossos atendentes estão treinados para ajudar esse público por meio do acesso à plataforma. 

A plataforma Celular Seguro bloqueia os celulares furtados no festival, que não poderão ser reutilizados, e fica mais fácil localizar os aparelhos através do IMEI do telefone.  Operadoras de telefonia e instituições financeiras são comunicadas e, assim, bandidos não conseguem ter acesso a dados sensíveis os aplicativos bancários.  Alguns frequentadores relataram ter ficado sem os produtos adquiridos antecipadamente por falhas no aplicativo de compras do Rock in Rio. O CDC garante a reexecução do serviço ou o reembolso, e para isso é importante guardar sempre os comprovantes digitais.  A SEDCON alinhou isso com o Rock in Rio, o aplicativo já foi normalizado pelo Rock in Rio que vai resolver a questão das vendas não entregues.

A prática de venda casada, como a relatada exigência de aquisição de copos diferentes para cada tipo de bebida, não irá mais acontecer após uma reunião realizada no dia 17 de setembro entre a Secretaria de Defesa do Consumidor e a organização do Rock in Rio.

Foi firmado um termo de ajustamento de conduta que deverá ser seguido por todos os pontos de vendas de alimentos e bebidas no festival, e não será mais preciso comprar um copo para cada bebida. Poderá ser utilizado um copo de outra marca (por exemplo: um copo de refrigerante para comprar cerveja), desde que tenha sido adquirido nos postos de vendas de alimentos do Rock in Rio, e que tenha o mesmo volume da bebida a ser comprada, que terá o mesmo valor de primeira compra. O Rock in Rio esclareceu que o copo promocional do Rock in Rio não dá direito a ser usado dessa forma, sendo apenas um souvenir do festival. 

A Secretaria de Defesa do Consumidor está vigilante para garantir os direitos dos consumidores tanto no Rock in Rio quanto em eventos futuros. SEDCON junto com o Rock in Rio por um festival realmente mágico e inesquecível!

Fonte: Gov-RJ

 

Por Jornal da República em 20/09/2024
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