Governador Cláudio Castro participa da cerimônia de posse de deputados da Alerj

Castro ressaltou, em seu discurso, a relação harmoniosa entre os Poderes e o papel da Assembleia na reconstrução do Estado

Governador Cláudio Castro participa da cerimônia de posse de deputados da Alerj

O governador Cláudio Castro participou, nesta quarta-feira (01/02), da cerimônia de posse dos 70 deputados eleitos para a 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Castro parabenizou os parlamentares empossados e, em seu discurso durante a solenidade, destacou a relação harmoniosa entre o governo e a Alerj, além do papel fundamental que a Casa legislativa tem desempenhado para o desenvolvimento do Estado.

O chefe do Poder Executivo reafirmou o seu compromisso de dialogar com o Legislativo sempre em prol do Rio de Janeiro e da população fluminense. Enfatizou ainda que, ao longo de dois anos e meio de governo, a união de forças com a Alerj foi fundamental para o avanço de políticas públicas e conquistas para a sociedade.

- O diálogo permanente com esta instituição foi indispensável para que todos nós estivéssemos lado a lado, em um esforço conjunto, para retirar o Rio de Janeiro do estado de letargia em que estava. Reforço minha disposição e empenho em dialogar com todos os partidos, de qualquer espectro político-partidário. O momento atual pede que nós encontremos uns nos outros o que temos em comum, o que nos une: o nosso compromisso público e dever ético perante o povo do Rio – declarou o governador.

Castro ressaltou o crescimento da bancada feminina - que chega a 15 deputadas neste mandato - e endossou o seu compromisso para implementar políticas voltadas a mulheres. Para isso, Castro criou, neste governo, a Secretaria da Mulher.

- Vocês ocupam mais de um quinto das cadeiras da Alerj e saibam que podem contar comigo e com a recém-criada Secretaria da Mulher. Reforço meu compromisso como governador de trabalhar em conjunto com a bancada pela agenda de combate à violência contra a mulher. Esta é uma prioridade absoluta em nossa gestão. Vamos seguir juntos – enfatizou Castro.

Ao lado do presidente da Casa, André Ceciliano (PT), do deputado Carlos Minc (PSB), que presidiu a cerimônia, e de outras autoridades presentes, o governador citou conquistas alcançadas para o Estado, servidores e a população como frutos da boa relação com o Legislativo Fluminense. Entre elas, a recomposição salarial para o funcionalismo, o Supera RJ e medidas para mitigar os danos causados pelas chuvas em Petrópolis e em outras cidades.

Ceciliano frisou o desempenho da Alerj, que aprovou projetos importantes para viabilizar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e para a economia fluminense. E apontou que, mesmo em meio a divergências, a Casa debateu e, com diálogo, chegou a consensos.

- A política deve ser um instrumento de pacificação e de construção de um estado e de um País mais justo e igualitário – afirmou o presidente da Assembleia.

Carlos Minc ressaltou ainda que o espírito democrático prevaleceu sempre entre o Executivo e o Legislativo, apesar de divergências políticas.

- Hoje é dia de exaltar a democracia. Todos os projetos do governador foram aprovados na Assembleia.  Várias leis de deputados e deputadas minoritários foram ou sancionados pelo governador ou tiveram vetos derrubados negociados com a liderança do governo ou com a presidência da Casa. É essa democracia que devemos defender sempre– disse o parlamentar.
 
Além de Castro, Minc e Ceciliano, participaram da Mesa Diretora, durante a solenidade, a deputada Martha Rocha (PDT), responsável por secretariar os trabalhos e fazer a leitura nominal dos parlamentares; o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlo Caiado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Mello; a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso; e o subprocurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio, Eduardo da Silva Lima Neto.

Da Editoria Última Hora / Ascom / Imagem: Redes

 

 

Por Jornal da República em 03/02/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Acredite, psiquiatra bolsonarista começa campanha para Olavo de Carvalho ser santo católico
27 de Janeiro de 2022

Acredite, psiquiatra bolsonarista começa campanha para Olavo de Carvalho ser santo católico

STF começa analisar suspeição de Moro nesta quinta-feira (22)
22 de Abril de 2021

STF começa analisar suspeição de Moro nesta quinta-feira (22)

Vice-presidente da Câmara quer que Lira entregue a ele pedidos de impeachment
19 de Julho de 2021

Vice-presidente da Câmara quer que Lira entregue a ele pedidos de impeachment

PF aponta fraudes milionárias durante a intervenção na segurança do Rio e indicia oito
20 de Março de 2025

PF aponta fraudes milionárias durante a intervenção na segurança do Rio e indicia oito

Aguarde..