Governo confirma que não há orçamento para o Censo; pesquisa não ocorrerá em 2021

O anúncio foi feito durante o anúncio do orçamento do governo federal para 2021

Governo confirma que não há orçamento para o Censo; pesquisa não ocorrerá em 2021

Waldery Rodrigues, secretário e Fazenda do Ministério da Economia informou na tarde dessa sexta-feira (23), que não há orçamento para a realização do Censo Demográfico este ano e que, portanto, ele está cancelado. 

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", disse o secretário. 

O anúncio foi feito durante o anúncio do orçamento do governo federal para 2021 que foi sancionado, com vetos, pelo presidente da República Jair Bolsonaro na última quinta-feira (22). Os vetos atingiram despesas do Executivos, emendas de parlamentares e comissões do Congresso. 

Leia também: Censo IBGE: concurso com mais de 204 mil vagas é cancelado por falta de verba

Cúpula do Clima: EUA quer o Brasil mostrando resultados concretos sobre o desmatamento na Amazônia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o responsável pela pesquisa demográfica já havia informado quando, o congresso nacional já havia anunciado a redução de R$ 2 bilhões para R$ 71 bilhões na verba para o Censo impossibilitaria a pesquisa e cancelou o concurso público que está previsto para a contratação dos colaboradores que desenvolveriam a pesquisa. No último dia 26 de março, Susana Cordeiro Guerra, presidente do IBGE, pediu exoneração do cargo. 

O Censo demográfico é realizado a cada 10 anos, o último foi em 2010. No ano passado a pesquisa foi adiada devido a pandemia do coronavírus. O Censo é considerado o principal termômetro para o desenvolvimento de políticas públicas para o país além de entender melhor características e mudanças na sociedade brasileira. 

Foto: Reprodução

Por Jornal da República em 23/04/2021
Aguarde..