Governo do Estado finaliza o projeto Cultura do Pertencimento, deste ano, no Museu do Samba

Projeto Cultura do Pertencimento fez em média um passeio por mês, com grupos diferentes de assistidos pelo Estado

Governo do Estado finaliza o projeto Cultura do Pertencimento, deste ano, no Museu do Samba

Dez, nota dez. O fechamento do Projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em 2023 foi no ritmo do carnaval. Nesta quarta-feira, dia 21, foi a vez das alunas da Escola de Divines, do Centro de Cidadania LGBTQI de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conhecerem o Museu do Samba. O local, que também é parceiro nesta iniciativa, já tinha recebido outros programas da Secretaria como o Abrigo Cristo Redentor.
 

O evento encerrou as atividades do Cultura do Pertencimento em 2023, criado em julho deste ano, com o objetivo de integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento das pessoas assistidas pelo Governo do Rio. A proposta não se limita a garantir experiências culturais e de lazer. Vai além, trabalhando para que os idosos do Abrigo Cristo Redentor, os frequentadores do Hotel Acolhedor, as pessoas com deficiência, crianças migrantes, e outros acolhidos pela Secretaria, se sintam não apenas assistidos pelo nosso Estado, mas que percebam que os espaços turísticos e culturais do estado do Rio também estão disponíveis para eles.

 

- Estamos encerrando hoje as atividades do Cultura do Pertencimento de 2023. Mas, esse projeto já mostrou a importância que é darmos aos nossos assistidos a oportunidade de interagirem com outras pessoas, de conhecerem pontos importantes do nosso estado. Isso gera um sentimento de pertencimento, melhora auto estima e cria maior integração entre o grupo. A proposta é ampliar e atender a outros programas nossos em todo território fluminense. - acrescentou a secretária Rosangela Gomes.

 

A visita no Museu do Samba contou com um grupo de 10 alunas de idade entre 60 e 75 anos. Iara Salgueiro, era uma das mais animadas.

 

- Estou no lugar certo, até meu sobrenome é de Escola de Samba. Adorei tudo. E já quero ir a outros passeios. Onde vamos na próxima vez? - brincou Iara.   

 

A empolgação das alunas contagiou o professor da Escola de Divines, Luiz Felipe dos Santos.

 

- Para mim foi muito gratificante ver a alegria de cada uma das alunas e conhecer a história vivida por dona Zica e Cartola” - destacou Luiz Felipe.

 

O projeto Cultura do Pertencimento fez em média um passeio por mês, com grupos diferentes de assistidos pelo Estado. Mais de 20 atividades já foram realizadas por grupos como o Hotel Acolhedor, Abrigo Cristo Redentor, Pessoas com Deficiência, Escola de Divines e Abrigo Rego Barros. Em 2023 foram parceiros, o Bio Parque do Rio, o Theatro Municipal, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Maracanã, o Museu do Samba, Teatro João Caetano, Museu do Amanhã, Cidade das Artes, Imperator, Circo Marcos Frota, Base Aérea de Santa Cruz, entre outros.

 

Fonte: Governo do Estado
 

Por Jornal da República em 22/12/2023
Aguarde..