Governo do Estado intensifica ações voltadas para o Dia da Consciência Negra no Complexo da Maré e na Mangueira

Serviços sociais, atendimento à mulher, acesso à cultura e documentação básica estão previstos nestes locais

Governo do Estado intensifica ações voltadas para o Dia da Consciência Negra no Complexo da Maré e na Mangueira

Na próxima segunda-feira (20), em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Mulher, promove ações em diferentes localidades do Rio, com o objetivo de combater o racismo por meio da informação, acolhimento institucional e de serviços  sociais. As atividades acontecem para os moradores do Complexo da Maré e da Mangueira e levam o slogan "Não basta não ser racista, é preciso combater o racismo". 

"É uma campanha que vamos fazer até o fim de novembro, sobretudo fortalecendo o dia 20 com informação. Racismo é crime e tem que ser combatido. O acesso à cultura e os serviços essenciais do Governo do Estado também estarão garantidos para a população", diz a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes.

Nesta segunda-feira (20/11), no Complexo da Maré, haverá também o show do Arlindinho acompanhado de serviços da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado e de atendimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial à população negra, LGBT, Pessoa com Deficiência (PCD), DIreitos Humanos e Pessoa Idosa. Além de trancistas, maquiadoras e barbeiros que vão levar beleza e autoestima por meio do programa Empoderadas e Secretaria da Mulher. 

“A força da mulher negra é a essência do Brasil. Na luta por direitos e igualdade, nossa união faz a diferença. A Secretaria da Mulher entende que é preciso olhar com ainda mais atenção para a mulher preta, porque o caminho é difícil para todas nós e ainda mais para as mulheres pretas. Empoderar essas mulheres, trabalhar a sua autoestima transforma realidades”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. 

Já na Mangueira, além dos atendimentos multidisciplinares realizados pela Superintendência da Promoção de Igualdade Racial, e também de beleza e autoestima, o Núcleo de Assistência ao Cidadão estará de forma itinerante levando isenção de taxas para documentação básica como Certidão de Nascimento, Casamento, Óbito, Declaração de Hipossuficiência, Habilitação entre outros. 

Serviço: 

Local: Conjunto Esperança, Complexo da Maré - Rua Manoel Ribeiro Vasconcelos, Bloco 284.
Data: 20/11/2023
Hora: 14h

Local: Vila Olímpica da Mangueira - Rua São Francisco Xavier, 73.
Data: 20/11/2023
Hora: 9h

Fonte: Governo do Estado

Por Jéssica Porto

Por Jornal da República em 20/11/2023
Aguarde..