Governo do Estado lança WebApp do Pacto RJ

Site adaptado a dispositivos móveis é mais uma importante ferramenta de transparência pública do poder executiv(Rafael Wallace)

Governo do Estado lança WebApp do Pacto RJ

Nova ferramenta "WebApp do Pacto RJ" permite que os usuários acessem informações sobre mais de 3 mil intervenções em todo o estado do Rio de Janeiro.

O Governo do Estado lança, esta semana, o WebApp do Pacto RJ. A ferramenta é um site adaptado a dispositivos móveis que vai oferecer praticidade no acesso às informações do maior programa de obras e ações do Estado do Rio. São projetos, contratos e dados que ficam disponíveis de maneira fácil e rápida para qualquer cidadão. A plataforma foi projetada para otimizar a navegação e o acesso às intervenções e se consolida como mais uma importante ferramenta de transparência pública do estado. Para conhecer é só acessar www.pactoapp.rj.gov.br.

- A iniciativa visa aproximar os projetos dos cidadãos e melhorar a experiência de acesso às informações, tornando os dados, intervenções e contratos mais acessíveis, ao alcance da palma da mão através dos  dispositivos móveis. Nosso compromisso com a transparência é continuo. O Pacto já é maior programa de retomada social do governo e nada mais natural que ele seja cada vez mais moderno, informatizado e simplificado -  disse o governador Cláudio Castro.

Além da tecnologia de ponta, o WebApp também terá integração com o Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil utilizado pelo Governo, o SIAFE-Rio, principal instrumento para o registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial.

Entre as vantagens disponibilizadas pelo WebApp estão: acessível em qualquer dispositivo móvel com navegador; não requer download ou instalação; não ocupa espaço de armazenamento; possui atualizações automáticas e é compatível com qualquer sistema operacional, de Blackberrys a iPhone 16. 

WebApp

A plataforma oferece uma navegação geolocalizada, permitindo que os usuários acessem informações sobre mais de 3 mil intervenções em todo o estado do Rio de Janeiro. Isso inclui, por exemplo, a localização de corpos hídricos dragados, conjuntos habitacionais reformados e projetos de drenagem urbana.

- O site do Pacto é uma plataforma que está em constante atualização. As informações rápidas possibilitam um acompanhamento dos projetos e são uma grande prestação de contas para a população. Com esta nova ferramenta, reforçamos esse compromisso com a sociedade e nos tornamos ainda mais transparentes na disponibilização das informações - explica o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

Ao clicar no botão de GPS, o site utiliza a geolocalização do dispositivo do usuário para exibir as intervenções mais próximas, facilitando a visualização e o acompanhamento das obras públicas na região. Essa funcionalidade torna o WebApp um importante instrumento para que os moradores possam consultar as obras, melhorias e investimentos em sua região. 

Pacto RJ

Com  os recursos obtidos através da concessão de saneamento, o Governo do Rio criou o programa Pacto RJ. O maior conjunto de investimentos destinado à recuperação social e econômica do Estado. Com uma verba de aproximadamente R$ 17,5 bilhões e mais de 950 projetos e ações, o Pacto RJ é custeado com recursos do orçamento estadual incluindo a outorga dos leilões.

O programa disponibiliza um dos mais abrangentes portais de transparência pública do país, permitindo o acompanhamento detalhado de todas as obras e investimentos. Através do site www.pacto.rj.gov.br, a população e os órgãos de controle têm acesso a informações minuciosas sobre os projetos em execução nos 92 municípios. No portal, são disponibilizadas imagens e vídeos do progresso das obras, gráficos, localizações geográficas dos projetos, consulta de processos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e atualizações diárias dos cronogramas de cada etapa dos projetos.

Desde o lançamento do programa, há mais de dois anos, já foram concluídas 540 ações, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 4,2 bilhões em entregas para a sociedade. Entre elas, destaque para a revitalização de conjuntos habitacionais, construção de Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-TEC) e de novas unidades do Restaurante do Povo (Campos, Belford Roxo, Duque de Caxias e São Gonçalo), além de melhorias nas rodovias e investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.

 

Por Jornal da República em 03/11/2024
Aguarde..