Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Mesmo não sendo dia de jogo, a emoção foi a mesma. Mais de 30 assistidos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos foram nesta terça-feira, 28, ao tour social do Maracanã, em uma parceria com a Superintendência De Desportos Do Estado Do Rio De Janeiro - SUDERJ. Idosos do Abrigo Cristo Redentor se juntaram com os abrigados do Hotel Acolhedor e foram conhecer de pertinho o maior estádio do Brasil.
Muitos nunca tinham ido, mas outros reviveram memórias antigas, como foi o caso do senhor Francisco Carvalho, de 74 anos. Flamenguista de paixão, ele entrou no Abrigo recentemente e se emocionou ao entrar novamente no Maracanã.
-"Eu vim aqui pela primeira vez quando eu tinha 15 anos, com um amigo meu. Foi muito engraçado porque o Flamengo estava perdendo para o Santos, e esse meu amigo era santista. Depois o jogo virou e a gente ganhou de 3 a 2 do Santos. Ele ficou muito bravo, e eu feliz", disse senhor Francisco.
O tour levou cerca de 2 horas, e todos ficaram admirados com as blusas autografadas, os pés dos melhores jogadores brasileiros estampados, o vestiário, de sentar no banco de reserva, e claro, de sentir de perto o gramado. Esse foi o sentimento do Luís Cláudio Carvalho, um jovem de 23 anos que frequenta o Hotel Acolhedor há 9 meses.
-"Sou muito grato por essa oportunidade, pois só conhecia o Maracanã pela televisão. Ver assim de perto é muito diferente, estou bem feliz", disse Luís, que veio da Bahia e ainda não escolheu para qual time carioca torcer.
O passeio faz parte do projeto Cultura do Pertencimento, criado em 2023 com o objetivo de proporcionar atividades culturais aos assistidos da Secretaria. Mais de 15 passeios já foram realizados com os idosos e com os frequentadores do Hotel, sendo o último deles feito no início de novembro, onde eles assistiram ao espetáculo "Beetlejuice - o musical, o musical, o musical".
Sobre o Abrigo Cristo Redentor
O Abrigo Cristo Redentor tem 88 anos e é uma instituição governamental de caráter residencial, destinada à pessoa idosa, com idade igual ou superior à 60 anos, independente ou com algum grau de dependência, vinculado à Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Atualmente, atende aproximadamente duzentos idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos recebem todo um acompanhamento, tanto nutricional, médico e psicológico. O Abrigo é organizado em 5 cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.
O Hotel Acolhedor é um serviço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que oferece, gratuitamente, pernoite para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os hóspedes chegam às 19h e saem às 7h. Na unidade, têm direito à janta, banho, kit higiene, um quarto para dormir e café da manhã. Atualmente há duas unidades em funcionamento: uma no Centro e outra no Catete. Juntas, elas comportam até 300 pessoas.
Fonte: Governo do Estado
Por Jéssica Porto
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!