Governo do Rio recebe F20, documento com recomendações das comunidades para o G20

Com o slogan ‘A Favela no Debate Global’, ação apresenta seis reivindicações elaboradas por mais de 300 organizações para ampliar participação no evento global

Governo do Rio recebe F20, documento com recomendações das comunidades para o G20

Dia Internacional da Favela, Governo do Rio recebe F20, documento com as recomendações políticas ao G20 para que as reivindicações das comunidades sejam incluídas nas discussões internacionais. (Rogério Santana)

O Governo do Estado recebeu, nesta segunda-feira (04/11), Dia Internacional da Favela, um documento (Communiqué) com as recomendações políticas ao G20 para que as reivindicações das comunidades sejam incluídas nas discussões internacionais. O evento foi realizado no Complexo do Alemão. O movimento, intitulado de Favela 20 (F20), que tem como slogan “A Favela no Debate Global”, apresenta seis temas essenciais: combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate a risco de desastres naturais; e transformação, inclusão digital e cultural e finanças sustentáveis.

- Este documento tem um valor muito grande para o Estado: construir o F20, levando a comunidade como protagonista para o debate global. É um trabalho que mostra que não existe política pública sem parceria. Precisamos discutir com a sociedade cada demanda, cada solução - destacou Jessica Ohana, assessora especial do Gabinete do governador Cláudio Castro.

O Favela 20 é um documento elaborado por mais de 300 organizações para ampliar a participação das comunidades no G20, com o objetivo de dar voz aos pedidos por mais infraestrutura, inclusão digital e finanças sustentáveis.

Rene Silva, cofundador do F-20 e fundador do Voz das Comunidades, destacou a importância da união de todos para que as comunidades conquistem seu espaço.

- Não existe política pública sem a união de todos. Quando a gente tem a presença de todas as autoridades, a presença do poder público aqui, isso mostra a importância de como as nossas vozes podem e devem ser ouvidas. Temos muitas questões internas e é preciso fazer esse movimento, esse debate para promover a conexão entre governo e favela - disse.

Rosana Freitas, da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro, ficou satisfeita com o resultado. Ela destacou que é preciso que as comunidades se unam para que as oportunidades apareçam e para que sejam respeitadas. Já a artista Kaê Guajajara, representante da comunidade indígena, frisou que não existe melhoria sem políticas públicas, que são fundamentais para as comunidades.

Também participaram do evento Ronald Sorriso, secretário Nacional da Juventude; Lucas Padilha, coordenador do Comitê do G20 da Prefeitura do Rio de Janeiro; Felipe Hees, do Itamaraty (Sherpas do G20); e Antonio Freitas, do Ministério da Fazenda (Trilha de Finanças do G20).

 

Por Jornal da República em 06/11/2024
Aguarde..