GOVERNO: O primeiro escalão avança e outros setores do governo Lula ainda discutem nomes

GOVERNO: O primeiro escalão avança e outros setores do governo Lula ainda discutem nomes

O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, começou a divulgar os primeiros nomes da equipe técnica que guiará a troca de poder. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), coordenará o gabinete político. Tudo indica que Simone Tebet ficará na assistência social.

Já o núcleo de economia, o mais importante, terá os "pais" do Plano Real André Lara Resende e Pérsio Arida. Guilherme Mello, economista da campanha de Lula, e Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff, fecham o grupo.

Enquanto os convocados de Lula estão no aquecimento, o mercado, no entanto, acabou blindado pela repentina declaração de Alckmin de que a equipe de transição não tem ligação com um eventual governo. Ou seja: o nome do futuro ministro da Fazenda e o entendimento de qual será o alinhamento econômico do novo mandato de Lula ainda estão em aberto. Tudo no radar do Congresso, 40% renovado e maioria pró Bolsonaro (leia-se oposição).

A reação do mercado com dólar recuando

O time reunido pelo governo petista levanta algumas dúvidas, o que levou os juros futuros a fecharem o dia em alta. 

“De um lado, Lara Resende e Arida representam o equilíbrio desejável, após muita turbulência e em um cenário de crise global. De outro, dois economistas que sinalizam a volta das tentativas atrapalhadas de ter mais crescimento com políticas comprovadamente desastrosas. É pouco provável que o convívio seja pacífico entre eles”, aponta Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de investimentos da Nova Futura Asset.

d 

Acompanhando o dia positivo em Nova York, de olho nas eleições de meio de mandato realizadas hoje nos Estados Unidos, onde o partido República já é anunciado nas prévias (eles nunca erram), deverá vencer a eleição mais disputada nos últmos anos.

O Ibovespa não encolheu e acabou encerrando a sessão em alta de 0,71%, aos 116.160 pontos. Já a moeda americana (dólar) à vista caiu 0,56%, a R$ 5,1440.

Da Editoria/Seu Dinheiro/Imagem: Diário Online

 

Por Jornal da República em 11/11/2022
Aguarde..