GRES PORTELA ESCOLHE SEU HINO PARA O CARVANAL 2024

por Álvaro Maciel

GRES PORTELA ESCOLHE SEU HINO PARA O CARVANAL 2024

A Portela, uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval do Rio, realizou nesta sexta-feira (06) uma eletrizante final de samba-enredo rumo ao Carnaval de 2024. A escola desenvolverá na avenida o enredo “Um Defeito de Cor” dos autores e carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

A disputa, como era de se esperar, foi acirradíssima e contou com três ótimos sambas. As três parcerias representadas por Samir Trindade, Wanderley Monteiro e Jorge do Batuke colocaram tudo que tinham na quadra para em 30 minutos apresentarem suas obras dando o seu máximo. Foi uma belíssima final. O samba vencedor é de autoria de Wanderley Monteiro, Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Jefferson Oliveira, Hélio Porto, Bira e André do Posto 7.

O anúncio feito neste sábado pela manhã, correspondeu à expectativa da torcida que ser formou nas redes sociais, cuja maioria tinha preferência pela obra que venceu na quadra e que agora passa a ser o hino oficial para o Carnaval 2024 da Azul e Branco de Madureira, A Majestade do Samba, GRES PORTELA.

Wanderley Monteiro, nascido no Morro da Babilônia, no Rio, herdou de sua família o dom musical e também recebeu influências dos músicos e sambistas da comunidade formada por Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, onde venceu o seu primeiro samba-enredo, ainda muito jovem.

Recentemente, em agosto, Wanderley perdeu o seu irmão mais velho, Alirio Francisco Monteiro, cantor e violonista que muito lhe inspirou e incentivou. Logo essa vitória tem um gosto especial para o compositor que atinge a histórica marca de oito vitórias de sambas-enredo na Escola, que confere a posição de maior vencedor da agremiação. Até então ele estava empatado com Noca da Portela e David Corrêa, que venceram sete vezes.

Pelo visto a Portela tem dois trunfos para disputar o título de campeã do Carnaval 2024; um enredo magnífico, muito tocante e enraizado com nossa cultura; e um samba-enredo histórico, com excelente letra, melodia e interpretação do tema.

 

 

Por Jornal da República em 09/10/2023
Aguarde..