Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
14/05/2022 – Uma moradora do bairro Serra Grande, na Região Oceânica de Niterói, foi surpreendida com uma capivara no seu quintal, nesta sexta-feira (13).
Após contato com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), uma equipe da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói foi ao local para resgatar o animal que passou por avaliação e foi levado de volta ao seu habitat natural no Canal do Camboatá, em Itaipu.
O coordenador Macedo, um dos responsáveis pela Guarda Ambiental, participou do resgate. Ele acredita que a capivara tenha passado por um pequeno buraco no muro da casa e depois não conseguiu sair.
“A Coordenadoria de Meio Ambiente é treinada para captura de animais silvestres sem causar estresse aos animais. Após a captura, é realizada uma avaliação dos bichos que quando saudáveis são imediatamente reintegrados ao habitat natural. Orientamos a população para, sempre que se separar com algum animal silvestre, mantenham distância, não tentem manusear de forma alguma e entrem em contato com o Cisp, pelo número 153”, explica o coordenador.
A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, em 2021, fez o resgate de 3.574 animais silvestres dentro de todas as normas de segurança e com agentes treinados e capacitados para o resgate.
Entre as espécies estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros. Depois de contidos e capturados, os animais passam por uma avaliação e, caso estejam bem, são reintegrados à Unidade de Conservação mais próxima.
Em caso de ferimentos ou estado geral debilitado, são encaminhados para instituições parceiras como o Cetas, Centro de Atendimento de Animais Marinhos, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou Instituto Vital Brazil, se for alguma espécie de cobra venenosa.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!