Guarda municipal de Niterói usa spray de pimenta em criança durante ato pela morte de vendedor de bala

Guarda municipal de Niterói usa spray de pimenta em criança durante ato pela morte de vendedor de bala

Um agente da Guarda Municipal de Niterói foi flagrado espirrando um jato de spray de pimenta na direção do rosto de uma criança na segunda-feira (14). O caso aconteceu durante uma manifestação que acabou em tumulto na estação das barcas, no Centro da cidade da Região Metropolitana.

Na ocasião, amigos e familiares do vendedor de bala Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 22 anos, protestavam pela morte do jovem, baleado no peito pelo policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior após um desentendimento entre o vendedor e um cliente das barcas.

John Peter Rodrigues, pai da criança que recebeu o spray de pimenta no rosto estava revoltado com a atitude dos agentes.

"A gente estava fazendo manifestação quando o guarda municipal jogou o spray no meu filho. Ele viu que a criança estava no meu colo, olhou para a minha cara e para o meu filho e jogou o spray", denunciou o homem.

Na avaliação do pai, os guardas municipais poderiam ter retirado ele e a criança do local antes de fazer uso do spray de pimenta.

"É uma criança. Jogaram no meio de todo mundo. Todo mundo passando mal. E meu amigo morreu. A gente só veio pra manifestação", comentou John.

a Prefeitura de Niterói informou em nota que "os agentes envolvidos no episódio do spray de pimenta foram afastados das ruas imediatamente e serão ouvidos pela Corregedoria da Guarda Municipal para esclarecimento dos fatos".

O texto diz que Guarda Municipal do município "condena qualquer tipo de violência" e que o uso do spray "só é indicado quando há perigo à integridade física de terceiros ou dos próprios agentes".

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também ressaltou que prisão do PM que atirou em Hiago foi feita pelos guardas, que o conduziram para a Delegacia de Homicídios da região. (Do G1)

Por Jornal da República em 15/02/2022
Aguarde..