Guerra fria entre Planalto e Centrão 'esquenta'

Guerra fria entre Planalto e Centrão 'esquenta'

 

 Banho-maria

O Centrão, leia-se deputado Arthur Lira (PP-AL), tem urgência para comandar pastas ministeriais no governo Lula e tem lançado mão de estratégias para mandar recado ao Planalto. Lula e aliados também têm adotado mecanismos para adiar possíveis novas mudanças em sua equipe. É aquela máxima: "em time que tá ganhando não se mexe".

 Em demasia 

A leitura de que a Câmara dos Deputados está extrapolando limites na busca por poder e protagonismo foi externada, verbalmente, por um aliado direto do presidente Lula: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista, ele afirmou que a "Câmara está com um poder muito grande e ela não pode usar esse poder para humilhar o Senado e o Executivo. (...) um poder que eu nunca vi na minha vida".

Impacto 

Haddad com certeza, sabia, naquele momento, a força de sua declaração. Tanto que, conforme apurado pela Coluna foi suficiente para a reunião prevista para a noite desta segunda, 14, entre o ministro, Lira e os líderes da Câmara, fosse adiada. Na pauta estava o acordo para votar o projeto de lei que cria o novo arcabouço fiscal esta semana na casa legislativa.

 Gato e rato 

Como presidente da Câmara e líder do Centrão, Arthur Lira colocou todo o seu conhecimento tático político pra jogo e, mesmo que não admita ou negue, está disposto a ir para o tudo ou nada. Uma moeda ele já tem nas mãos. Resta saber se o chefe da Nação vai ceder ou esticar mais a corda.

Agenda internacional 

O presidente Lula já está no Paraguai onde participa, amanhã, da posse do novo presidente daquele país, Santiago Peña, e também deverá se encontrar com o ex-presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado em 2012. Ainda este mês, Lula viaja para Angola, onde tem agenda oficial no país africano nos dias 25 e 26.

Se correr o bicho pega ...

As últimas semanas têm se desenhado nada auspiciosas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vê seu entorno extremamente ameaçado com as revelações que têm vindo à tona nas diversas investigações em que é alvo. Adversários já estão convictos de que não vai tardar para sua prisão.

... se ficar o bicho come

Cartão de vacina adulterado, omissão no enfrentamento à pandemia da Covid, ataques à efetividade das urnas eletrônicas, incitação a uma tentativa de golpe, joias recebidas de presente do exterior não declaradas e, pasmem, o suposto enriquecimento ilícito por meio da venda ilegal destas mesmas joias no exterior. Com aliados diretos presos, a defesa de Bolsonaro já procura argumentos para defender o cliente. Já a oposição na Câmara se mobiliza para instalar mais uma CPI, a das Joias. Faltam somente 59 assinaturas para endossar a comissão.

Penalidade

O ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou hoje a demissão de três policiais rodoviários federais envolvidos diretamente na morte de Genivaldo Santos, em Sergipe, ano passado. Um fato bárbaro que chocou o país pela morte assistida ao vivo, a cores e, praticamente em tempo real de Genivaldo, que foi colocado à força no camburão de uma viatura policial e asfixiado com bombas e sprays lançados no interior do veículo.

Cassado

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julgou procedente o processo judicial que pedia a perda do mandato do governador Antônio Denarium (PP-RR) por crime eleitoral ao lançar programa de distribuição de cestas básicas à população mais carente do Estado em ano eleitoral, quando disputava a reeleição. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o governador já afirmou que vai recorrer.

Frustrado

Também lá do Norte do país, o decano da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD-AM), procurou a *Coluna* para manifestar sua insatisfação com a ausência das obras de pavimentação e reconstrução da BR-319, que liga Manaus a Rondônia, no megapacote trilionário do PAC lançado pelo presidente Lula e ministros na última sexta-feira, 11. Para ele, isso é "perseguição" da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, em ser contrária ao licenciamento ambiental dos 400 quilômetros que precisam ser reconstruídos. "Continuaremos isolados do resto do país", criticou.

Por Coluna Valéria Costa em 14/08/2023
Aguarde..