Guilherme Portugal toma posse como prefeito de Paulo de Frontin após afastamento de Maneko Artemenko

Guilherme Portugal, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), assumiu oficialmente a prefeitura de Paulo de Frontin em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal na manhã de sexta-feira, dia 19. Ele substituiu Maneko Artemenko, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que foi afastado do cargo sob suspeita de fraude em licitações municipais e uso de documentos falsificados. O evento contou com a presença do deputado estadual André Ceciliano, conhecido como Andrezinho Ceciliano, e do ex-deputado federal Alessandro Molon.

A investigação sobre essas alegações está sendo conduzida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O afastamento de Maneko foi determinado pela justiça no dia 10 deste mês, em resposta a um pedido do MPRJ.

Na sexta-feira, Portugal caminhou do prédio da prefeitura até a Câmara Municipal acompanhado por aliados políticos e amigos.

"É uma honra estar aqui agora. Fui desafiado com essa tarefa. A cidade possui muitas empresas que serão valorizadas. Queremos que elas se unam na luta para recuperar nossa cidade", afirmou Portugal em seu discurso perante o legislativo.

O prefeito reafirmou seu compromisso com uma gestão transparente e voltada para os cidadãos, dizendo: "Vamos melhorar nossa qualidade de vida e restaurar a autoestima do município."

Portugal também expressou sua intenção de dialogar com os vereadores e reconheceu os esforços do presidente da Câmara Municipal, Julio César Silva Sereno, em liderar projetos voltados para o desenvolvimento da cidade.

Em relação à nomeação dos secretários municipais e outros cargos do governo municipal, Portugal mencionou que a composição ainda não está completa, mas assegurou que fará escolhas com base em critérios técnicos. As nomeações terão que ser feitas, uma vez que, além do prefeito, o procurador-geral do município, Nikolai Artemenko Pokrovsky (primo do prefeito), a secretária de Planejamento e Orçamento, Rafaella Couto Ramos, o coordenador de planejamento orçamentário da pasta, Bruno Belém do Carmo Vieira, e a agente administrativa da Secretaria Municipal de Administração, Quéli da Silva Campos Gourito, também foram afastados de seus cargos.

Em comunicado, o MPRJ informou que o prefeito e os agentes públicos envolvidos estão "proibidos de acessar as dependências do Poder Executivo Municipal, pessoalmente e digitalmente, além de utilizar veículos oficiais, bens públicos e recursos humanos da Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin".

 

 por Léo Paes Mamoni

Por Jornal da República em 22/05/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cadê você Romario?
09 de Outubro de 2022

Cadê você Romario?

Violência no pleito de 2024 é mais que o dobro da eleição passada
05 de Outubro de 2024

Violência no pleito de 2024 é mais que o dobro da eleição passada

Ministro do TSE quer ouvir depoimento de Torres sobre minuta de golpe
09 de Março de 2023

Ministro do TSE quer ouvir depoimento de Torres sobre minuta de golpe

Ex-Secretário de Segurança José Beltrame discute a história e os desafios da segurança pública no Rio de Janeiro
05 de Agosto de 2023

Ex-Secretário de Segurança José Beltrame discute a história e os desafios da segurança pública no Rio de Janeiro

Aguarde..