Herói sem Farda: Policial Civil que salva vida em dia de Folga em Itaperuna, pode receber promoção por Bravura

Ação Decisiva: Policial de Folga Previne Tragédia em Itaperuna

Herói sem Farda: Policial Civil que salva vida em dia de Folga em Itaperuna, pode receber promoção por Bravura

Um ato de bravura e humanidade nas ruas de Itaperuna

  • LEI Nº 423 - Art. 2º - Considera-se bravura a conduta do policial que resultar da prática de ato ou atos não comuns de coragem e audácia, e que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos úteis às atividades policiais na manutenção da segurança e ordem públicas, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo altamente positivo deles emanado, podendo constituir-se em motivo de promoção, independentemente do preenchimento de quaisquer outras condições.

Em uma tarde como qualquer outra, a pacata rotina da cidade Itaperuna foi abalada por um evento que poderia ter terminado em tragédia, não fosse a ação corajosa de um policial civil em seu dia de folga. Reinaldo Severo de Souza, conhecido investigador da 143ª Delegacia de Polícia, transformou-se em herói ao evitar que um desesperado cidadão cometesse o irreparável.

Reinaldo passeava pela Rua Fidelina Dutra quando se deparou com um aglomerado de pessoas próximo a um posto de combustíveis. Seu instinto policial o guiou até a cena, onde um homem ameaçava saltar do alto de uma casa. Sem hesitar, Severo usou sua experiência e serenidade para negociar com o indivíduo, oferecendo-lhe uma segunda chance.

O investigador, reconhecido pelo homem em crise, iniciou um diálogo crucial, mantendo a calma mesmo diante de vozes na multidão que incitavam a tragédia. Sua habilidade em negociar foi determinante para mudar o curso dos eventos.

Enquanto isso, o apoio chegava rapidamente com o Corpo de Bombeiros Militar e o 29º BPM, demonstrando a eficiência e a prontidão das forças de segurança de Itaperuna.

O desfecho foi um alívio coletivo: aplausos substituíram os gritos de desespero quando o homem finalmente decidiu descer, escoltado por Severo e os policiais militares até a delegacia. Lá, o registro de ocorrência foi apenas o início de um novo capítulo na vida do cidadão, agora sob os cuidados da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna.

Este ato heróico não apenas salvou uma vida, mas também reforçou o lema da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro: "Em defesa de quem precisar".

Reinaldo Severo, com sua ação destemida e compassiva, mostrou que a verdadeira força da lei reside na humanidade e no compromisso com a vida em meios a gritos de "pula, pula de uma vez", dos populares, algo comum em casos semelhantes.

Este incidente nos lembra do impacto que um indivíduo pode ter na vida de outro e da importância de estarmos sempre prontos para ajudar, independentemente de estarmos ou não em serviço. Reinaldo Severo exemplifica o melhor da nossa sociedade, onde a coragem e a compaixão andam de mãos dadas, mesmo nos momentos mais críticos.

- #HeróiSemFarda
- #SalvandoVidas
- #PolíciaCivilRJ
- #Itaperuna
- #EmpatiaEJustiça

 

 

 

Por Jornal da República em 15/04/2024
Aguarde..