Humor em noite de celebração

Por Rogéria Gomes

Humor em noite de celebração

A comédia teve sua noite de glória e reconhecimento. Fabio Porchat um dos mais importantes representantes do gênero idealizou o prêmio de humor, atualmente Prêmio I Love Prio do Humor, que destaca os principais da comédia em várias categorias.

O prêmio já se estabeleceu na classe e tornou-se um dos mais esperados e concorridos. Acontece em duas cidades; São Paulo e Rio de Janeiro. A noite de entrega no Rio de Janeiro aconteceu no teatro Prio, especialmente decorado para o evento, em uma noite de encontros, homenagens e risos.

A festa bem ao jeito de um prêmio de humor foi animada e contou com prestigiosos artistas que além de abraçar os colegas participaram com animação e emoção. Fabio Porchat mestre de cerimônias do prêmio, é um destaque à parte. Sempre gentil, permeou a celebração com seu humor peculiar tornando o evento ainda mais prazeroso e bacana.

O homenageado deste ano não foge à regra da premissa do prêmio, o humor afiado. Esse ano foi a vez do cantor e compositor Eduardo Dussek, expoente do humor nacional que foi aplaudido e recebido com palavras afetuosas e boas lembranças por Luiz Fernando Guimarães e Silvia Machete.

Dussek se solidificou na carreira como um compositor e cantor, mas foi no teatro que começou sua trajetória artística na década de 1970 como pianista de espetáculos musicais. Percorreu uma carreira de sucesso sempre privilegiando o humor. Em seu agradecimento fez breve releitura da carreira com um discurso pra lá de bem humorado, citando seu comprometimento físico por conta de enfretamento do mal de Parkinson, que o afeta fisicamente, mas não impede seu ótimo humor. Sem dúvida, merecida homenagem.

Os vencedores foram Eduardo Sterblich na categoria Performance por ‘Beetjuice, o musical’; Eudes Veloso com melhor texto por ‘Pelada, a hora da Gaymada’; em direção o prêmio foi para Orlando Caldeira também por ‘Pelada a hora da Gaymada’ que também levou o de melhor espetáculo. A categoria especial foi para ‘Sentença de Vida’, espetáculo que aborda questões de prevenção contra HIV. As estatuetas foram entregues por notáveis da cena teatral brasileira, entre eles, Arlete Salles, Ernesto Picollo, Maria Clara Gueiros entre outros.

Os jurados, especialistas da área, assistiram mais de sessenta espetáculos, o que significa um excelente indicador apontando a presença cada vez mais forte e sólida da comédia de qualidade no cenário teatral brasileiro.

O prêmio conta com importante apoio da empresa Prio, de óleo e gás, que fortalece e reconhece o valor da cultura, proporcionando reconhecimento e encontros festivos para os fazedores de teatro, mais ainda, para comédia brasileira tão importante no cenário artístico e ainda com poucos louros.

A premiação ajuda a colocá-la no patamar que merece. Como assegura Gabriel Hackme, gestor de projetos incentivados e patrocínio da empresa, ‘apoiar a cultura é uma forma e retribuir à sociedade o sucesso da empresa e ajuda a impulsionar iniciativas culturais, esportivas e sociais’.

Fabio Porchat ressalta que ‘o prêmio mostra pra todos que a classe humorística está fazendo comédia de qualidade’. O prêmio chegou para ocupar o lugar que faltava ao gênero e destacá-lo como merece. Uma premiação que já está no coração da classe teatral e do público.

Viva o teatro ! Viva a comédia!

(teatroemcenanoradio@gmail.com)

 

 

 

Por Jornal da República em 06/04/2024
Aguarde..