Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O governador Cláudio Castro participou, nesta quinta-feira (10/3), do I Encontro Regional do Projeto M.A.E - Mulheres Apoiando a Educação. O evento ocorreu no estádio do Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio, celebrando a iniciativa que visa combater a evasão escolar no estado. O secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, também esteve presente.
O projeto é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que está levando mães de alunos da rede estadual para atuarem nas escolas do Rio de Janeiro.
- Nossa vida é feita de desafios e este, que foi assumido por essas mulheres, é de extrema importância, porque atua em uma das áreas mais sensíveis e transformadoras da sociedade: a educação. Agradeço a cada uma pelo empenho, que fará total diferença na vida de toda essa garotada – afirmou o governador Cláudio Castro durante o evento.
Entre as principais atribuições das selecionadas pelo projeto estão a busca ativa dos alunos que não renovaram a matrícula, a orientação aos familiares dos estudantes sobre a importância da frequência às aulas, a avaliação do cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19.
- Hoje o Governo do Estado tem o privilégio de poder contar com mais de 6 mil mulheres, que nos dão verdadeiros exemplos e estão fazendo a diferença, não apenas em suas comunidades, mas para todo o Rio de Janeiro – disse o secretário de Educação, Alexandre Valle.
Neste primeiro encontro foram convidadas 3.500 mulheres que atuam nas sete Regionais Metropolitanas e na Baixada Litorânea, diretores escolares e demais profissionais de Educação, além do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, e outras autoridades do estado. O evento contou ainda com uma palestra motivacional.
Projeto já mostra resultados
Os resultados do combate à evasão escolar já podem ser sentidos nas secretarias das escolas, como no caso do Colégio Estadual João Baptista de Mattos, em Coelho Neto, onde 203 dos 312 alunos evadidos (65%) regressaram à escola em apenas um mês de trabalho de cinco dessas mães.
Em breve, a Seeduc irá promover outros encontros com as mulheres das demais regionais do interior do estado, a fim de levar o evento para todas as seis mil mães que compõem o projeto.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!