Ianker Zimmer provoca reacionários e revolucionários em novo livro

Coletânea de ensaios debate questões políticas e ideológicas enquanto convida o leitor a questionar ideias e redescobrir o papel dos filósofos na sociedade contemporânea

Ianker Zimmer provoca reacionários e revolucionários em novo livro

Com uma coletânea de ensaios provocativos ancorados nos escritos dos grandes pensadores da história - e também no que o autor chama de “maus exemplos dos ditadores socialistas” -, o jornalista e escritor Ianker Zimmer assina A Mente Revolucionária - Provocações a Reacionários e Revolucionários. Na obra, lançamento da editora Almedina Brasil, o autor apresenta uma reflexão contundente sobre as dicotomias das ideologias revolucionárias e reacionárias.

Pós-graduado em Ciências Humanas, Sociologia, História, Filosofia e colaborador ativo do Instituto Liberal, o escritor destaca que o avanço civilizacional é marcado pelo confronto de ideias e posicionamentos políticos. De acordo com Ianker, são os pensamentos revolucionário e o reacionário que norteiam as ações responsáveis por manter o mundo em contínua transformação.

Baseado no Iluminismo do século XVIII, período em que o senso comum era balizado pelas ideias dos Homens de Letras, o autor busca entender o papel desses pensadores na formação da opinião pública contemporânea no Brasil. Este posicionamento faz do livro uma obra especialmente atrativa àqueles que se interessam por filosofia, política e comunicação.

Depois de perpassar a base da formação do Estado Moderno, com Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, Ianker apresenta o estudo de caso da manipulação e da consolidação da opinião popular como parte preponderante nos processos políticos e revolucionários. Faz, ainda, uma crítica ao pensamento revolucionário, baseada nos grandes personagens socialistas do século passado. 

Ao leitor, o jornalista lança o desafio de ampliar a compreensão acerca da complexidade própria da realidade atual. E propõe um mergulho em diferentes perspectivas, com argumentos capazes de questionar ideias e refutar ideologias, sejam elas reacionárias ou revolucionárias.

Ficha técnica

Livro: A Mente Revolucionária – Provocações a Reacionários e Revolucionários
Autor: Ianker Zimmer
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786554271271
Páginas: 126
Formato: 21x16x0,6
Preço: R$ 49,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre o autor

Ianker Zimmer formou-se em jornalismo pela Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul. É pós-graduado em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Trabalhou no Jornal NH e na Rádio ABC, veículos do Grupo Editorial Sinos. Entre 2020 e 2021, foi assessor de imprensa do deputado Federal Marcel van Hattem, na Câmara dos Deputados. Desde 2019 é colunista e autor no Instituto Liberal, do Rio de Janeiro. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Gestão Integrada na Secretaria Municipal de Segurança de Novo Hamburgo. É autor de A filosofia do fracasso: ensaios antirrevolucionários (Viseu, 2020), República Democrática do Pensamento Único (Almedina, 2021) e coautor de Introdução ao Liberalismo (Almedina, 2021).

Redes sociais do autor

 

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Conheça as redes sociais da editora

 

Por Jornal da República em 17/07/2023
Aguarde..