Imagens vazadas mostram atuação do GSI durante manifestações em Brasília: o que elas nos dizem?

Vídeos mostram membros do GSI recuando durante invasão do Palácio do Planalto: falta de preparo ou falta de vontade política?

Imagens vazadas mostram atuação do GSI durante manifestações em Brasília: o que elas nos dizem?

Imagens divulgadas pela CNN Brasil mostraram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante as manifestações que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. As imagens registraram a invasão da sede do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. 

Nas imagens, é possível ver que os membros do GSI recuaram quando os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, mesmo com a presença do ministro Gonçalves Dias no prédio. Além disso, também revelaram que os integrantes do GSI cumprimentaram e até entregaram garrafas de água a alguns manifestantes.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) solicitou a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, afirmando que o GSI comandado pelo presidente Lula, facilitou a entrada dos invasores e que eles receberam orientações do ministro chefe do GSI, escolhido pelo atual governo. 

A instalação da CPMI estava programada para ocorrer no dia 18 de abril, mas foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a próxima semana. As imagens divulgadas aumentam a necessidade de uma investigação séria e imparcial para esclarecer os fatos ocorridos durante as manifestações. É importante apurar as responsabilidades e as falhas do sistema de segurança durante os eventos, garantindo a proteção dos cidadãos e das instituições democráticas.

 

 

Por Jornal da República em 19/04/2023
Aguarde..