Índia Armelau rebate prefeito do Rio sobre camelôs na Rua Uruguaiana

Deputada defende organização e regulamentação para garantir fonte de renda legal aos trabalhadores

Índia Armelau rebate prefeito do Rio sobre camelôs na Rua Uruguaiana

A deputada estadual Índia Armelau (PL) defende a organização e regulamentação do trabalho de camelôs na Rua Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro, em oposição ao prefeito Eduardo Paes (PSD), que proibiu a permanência de ambulantes alegando que a maior parte dos produtos, especialmente telefones celulares, são oriundos de roubos.

Índia Armelau argumentou que o caminho para acabar com o comércio irregular e a concorrência desleal é promover a legalidade.

“Não apoio a desordem nem a ilegalidade. Na cabeça do prefeito é muito mais fácil prender, jogar produto fora, sumir com material, jogar comida no chão como fizeram com uma ambulante de quentinhas no Recreio. O que eu defendo é solução, colocar as pessoas na legalidade, conseguir um espaço para elas trabalharem”, afirma Índia Armelau.

A deputada enfatiza que é empresária e acha desleal venderem o mesmo produto na porta de uma loja sem pagar impostos e taxas, mas que buscar a regulamentação do trabalho informal é promover a ordem pública, em falta na região da Uruguaiana.

“A luta é pelo cidadão de bem, pela ordem pública, porque a partir do momento que eu organizo, arrumo a documentação, vejo um local para colocar todo mundo, isso é ordem pública. Além de melhorar a qualidade de vida de todos que moram, que trabalham por perto, melhorando a segurança também porque quando falta comida em casa com os filhos chorando, a gente não sabe o que um pai é capaz de fazer”, argumenta.

Segundo a deputada, a Prefeitura do Rio deveria seguir exemplos bem-sucedidos como de Fortaleza, no Ceará, que organizou os camelôs. “O Rio de Janeiro é cheio de espaços. Lá em Fortaleza tem um camelódromo gigante que vende de tudo, legalizado, cada box com tamanho certo. Uma coisa linda que virou ponto turístico, assim como a Rua Uruguaiana deveria ser, mas está largada”, conclui a deputada Índia Armelau.

Por Jornal da República em 07/03/2024
Aguarde..