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O bairro com o preço mais alto para o frango assado, na cidade do Rio, é Bento Ribeiro: R$ 77,99. Ricardo de Albuquerque e Santa Teresa têm o menor valor: R$ 25. Na média, o custo do frango é R$ 45,23. Os dados fazem parte do Índice Frangão Carioca, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) e do Instituto Fundação João Goulart (FJG). O levantamento comparou quanto se cobra pela refeição em 190 estabelecimentos de 161 bairros e identificou uma variação de até R$ 53 de região para região. Criado no ano passado, o objetivo da pesquisa é entender o consumo no Rio, a partir de uma perspectiva de comprometimento de renda, observando o alimento dominical mais presente na mesa das famílias cariocas: o frango de padaria.
O levantamento também buscou medir qual é o peso da refeição no bolso do consumidor. Um morador do Jacarezinho, por exemplo, compromete 13,39% da sua renda com o alimento, enquanto no Joá, o comprometimento da renda é de apenas 0,57%. A variação dos preços pode impactar até aproximadamente 23 vezes no comprometimento de renda do cidadão, dependendo dos bairros em comparação. Por exemplo, se o morador do Joá fosse comprometer 13,39% de sua renda na compra de um frango assado, como acontece com o morador do Jacarezinho, ele pagaria R$835,00 por um frango de padaria.
Para a pesquisa deste ano, houve mudança na metodologia de coleta de informações e indicadores.
– Em 2022, o índice foi calculado a partir de uma busca ativa por informações em diversas fontes de dados. Já em 2023, a coleta de dados foi feita por uma única plataforma, alcançando um número maior de estabelecimentos. Outra mudança para este ano foi a opção metodológica de tratar o indicador do índice como um número puro em vez de um percentual, como era no ano passado – comentou a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos.
A análise é inspirada no índice Big Mac, que serve como um indicativo de Paridade dos Poderes de Compra, usando como referência o preço do hambúrguer da rede McDonald’s em mais de cem países. Em busca de algo que fosse igualmente simbólico para a população carioca, o Instituto Fundação João Goulart decidiu ter como foco de pesquisa o tradicional frango assado de padaria.
– A importância de se olhar para o comprometimento de renda de uma cidade é observar o seu potencial de crescimento, poder de consumo e, claro, ter mensuráveis aspectos econômicos sobre desigualdade social. O Índice Frangão Carioca não deve ser uma referência de análise isolada para se compreender elementos da economia carioca, bem como a nossa inspiração, o Índice BigMac também não é, mas é mais uma ferramenta com nível censitário relevante para a formulação de políticas públicas considerando o contexto econômico em que estão inseridas – afirmou Rafaela Bastos.
A partir deste estudo, é possível trazer mais subsídios para que a Prefeitura do Rio elabore políticas públicas ainda mais assertivas para cada região ao ter acesso a mais um dado econômico sobre o contexto em nível de bairro. O Índice Frangão Carioca é mensurado e aperfeiçoado anualmente.
A criação do índice é da equipe do Laboratório de Inteligência Fazendária, da SMFP, o Lab.Faz, que reúne diversos especialistas para entender melhor o Rio, aprimorar a tomada de decisão dos gestores e propor inovações na área de inteligência fazendária. O levantamento completo, com a lista de preços por bairro, pode ser obtido pelo site do Instituto Fundação João Goulart.
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