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No Brasil, não há consenso entre professores brasileiros sobre o papel da formação docente inicial. Um terço afirma que a formação os preparou para os desafios vivenciados dentro de uma sala de aula e outro terço aponta que não. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Todos pela Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, com professores das redes municipais, estaduais e privadas de todo o país.
Ciente disso, o Instituto Lumiar, braço social da Lumiar Educação, se mantém desde 2003 focado em seu propósito de contribuir com a formação de educadores de escolas públicas e OSCs que atuam com educação. Por meio do compartilhamento de experiências embasadas na Metodologia Lumiar, a iniciativa aporta a construção de novos saberes e competências para que esses profissionais se sintam mais preparados para formar estudantes críticos, conscientes e autônomos. Dessa forma, o Instituto prevê ampliar o repertório pedagógico e aperfeiçoar as práticas de aproximadamente 1800 professores, além de oportunizar novas experiências de educação para 10 mil crianças e adolescentes até 2023.
“Nosso objetivo é que os alunos das escolas públicas possam vivenciar um novo modelo de educação. Acreditamos que assim estamos contribuindo para a diminuição da desigualdade na educação brasileira. Sabemos que essa transformação não acontecerá da noite para o dia, mas estamos ali plantando nossas sementes”, relata Débora Isis Acioly - Head do Instituto Lumiar.
Parcerias e impactos
Desde sua fundação, o Instituto Lumiar acumula catorze projetos educacionais. A primeira parceria ocorreu com o município paulista de Santo Antônio do Pinhal/SP, onde, durante 15 anos, em parceria com a Microsoft, implementou a metodologia Lumiar dentro de uma escola pública rural que atendia crianças de 02 a 11 anos.
Em Porto Alegre, em parceria com a OSC Aldeia da Fraternidade, a iniciativa participou da criação da primeira escola comunitária de educação de ensino fundamental no modelo Lumiar - Aldeia Lumiar e, pouco depois, deu início à parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre para implementação da metodologia Lumiar em quatro escolas de Educação Infantil.
Atualmente, o Instituto Lumiar também está presente na cidade de Passo de Camaragibe/AL na Escola de Educação Infantil e Fundamental João Durval e em diversas instituições de São Paulo/SP: dois Centros de Educação Infantil, um Centro para Crianças e Adolescentes da ONG AME (Jabaquara), além de duas parcerias recém-acordadas no segundo semestre deste ano.
Uma das novas parcerias é o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), um compromisso social do Einstein, que promoverá a formação de 20 educadores de ensino de contraturno com o intuito de ultrapassar os limites do convencional reforço escolar e criar ações que tornem o aprendizado mais prazeroso e despertem a sede por novos conhecimentos.
E, mais recentemente, em julho, o Instituto Lumiar fechou uma parceria com a escola de ensino Fundamental I e II EMEF Laerte Ramos de Carvalho, também em São Paulo. Trata-se de uma formação teórica e prática para os professores e a equipe de gestão da escola, com o objetivo de expandir a visão dos processos de ensino-aprendizagem, do repertório pedagógico e das possibilidades educativas. Nesta escola, os conceitos e as práticas inovadoras da metodologia Lumiar irão beneficiar diretamente mais de 300 crianças e adolescentes.
Ao todo, as iniciativas do Instituto Lumiar já impactaram diretamente mais de 580 educadores e mais de 2600 estudantes, além de cerca de 12.600 pessoas indiretamente, entre familiares e comunidade. “Acreditamos no potencial transformador da educação e, para continuar transformando a realidade de cada vez mais estudantes, esperamos contar com o apoio de iniciativas privadas que compartilhem do mesmo propósito”, conclui Débora.
Sobre o Instituto Lumiar
O Instituto Lumiar é a vertente de responsabilidade social da Lumiar Educação, que compartilha iniciativas e experiências de educação embasadas na Metodologia Lumiar com as escolas públicas e OSCs que atuam com educação. Com isso, busca promover melhorias significativas na aprendizagem e valorizar os(as) educadores(as) para que tenham ferramentas de aprendizagem potentes, além de uma tecnologia social, para a construção de novos saberes e competências, formando, assim, estudantes críticos, conscientes e autônomos. Mais informações: https://lumiaredu.com/instituto-lumiar/
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