INTERNACIONAL: Nigerianos participam da eleição presidencial mais competitiva desde o fim do regime militar.

INTERNACIONAL: Nigerianos participam da eleição presidencial mais competitiva desde o fim do regime militar.

Desde 1999, o país mais populoso da África tem sido dominado por dois partidos - o governante APC e o PDP. Mas, desta vez, há também um forte desafio de um candidato de um terceiro partido - Peter Obi, do Partido Trabalhista, que é apoiado por muitos jovens.O atual presidente Muhammadu Buhari está abandonando a carga após cumprir dois mandatos de quatro anos.

 Seu Congresso de Todos os Progressistas (APC) é representado pelo ex-governador de Lagos Bola Tinubu, enquanto o ex-vice-presidente Atiku Abubakar representa o principal Partido Democrático do Povo (PDP) da oposição. Há um total de 18 candidatos presidenciais. A preparação para a eleição foi ofuscada por uma economia de dinheiro causada por uma tentativa frustrada de redesenhar a moeda, levando a um caos generalizado em bancos e caixas eletrônicas, à medida que pessoas desesperadas buscavam acesso ao seu dinheiro.

 As novas notas foram solicitadas para combater a impressão e também a compra de votos. Na véspera da eleição, um membro da Câmara dos Representantes (foi preso com quase US$ 500.000 em dinheiro) e uma lista de pessoas a quem ele deveria entregá-los, diz a polícia.

 

Da Editoria Última Hora / ???????BBC News/Imagem: Internet.

 

Por Jornal da República em 25/02/2023
Aguarde..