Investigação Parlamentar sobre Planos de Saúde é Instaurada pela Alerj

A decisão de instaurar a CPI, divulgada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado em 23 de maio

Investigação Parlamentar sobre Planos de Saúde é Instaurada pela Alerj

Na esteira de preocupações crescentes sobre o tratamento dispensado aos pacientes com deficiência, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) anunciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada a investigar as práticas dos planos de saúde.

A decisão de instaurar a CPI, divulgada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado em 23 de maio, vem em resposta aos clamores de diversos setores da sociedade civil. Sob a liderança do deputado Fred Pacheco, que angariou apoio para a iniciativa conforme os procedimentos estabelecidos pelo regimento interno da ALERJ, a comissão surge como resultado de uma campanha incansável em prol dos direitos dos pacientes com deficiência.

"Esta é uma vitória não apenas para os cidadãos do Rio de Janeiro, mas especialmente para os pais e mães que, com coragem e determinação, enfrentam os desafios diários. Após inúmeras tentativas de solução desde o ano passado, a criação desta CPI representa um passo decisivo para garantir que os tratamentos essenciais não sejam mais interrompidos", declarou Fred Pacheco.

Para Fabiane Alexandre Simão, fisioterapeuta e presidente da Associação Nenhum Direito a Menos, a instauração da CPI traz esperança para aqueles que lutam diariamente pelos direitos dos seus filhos. Mãe de Daniel, um menino de 9 anos com paralisia cerebral e transtorno do espectro autista, Fabiane ressalta a importância crucial desta investigação.

"A CPI dos planos de saúde é de suma importância, pois vai revelar as práticas obscuras das operadoras que têm impacto direto na vida e saúde dos nossos filhos. Negar acesso a tratamentos médicos é negar-lhes o direito à vida, e isso precisa ser confrontado", enfatizou Fabiane.

Por: Arinos Monge

Por Coluna Arinos Monge em 26/05/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..