Juiz Federal do Rio suspeito de atuar como coach de advogados tem contas em redes sociais suspensas pelo CNJ

Juiz Federal do Rio suspeito de atuar como coach de advogados tem contas em redes sociais suspensas pelo CNJ

A suspensão dos perfis existentes em redes sociais do juiz federal da primeira instância do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Erik Navarro foi determinada cautelarmente pelo Conselho Nacional de Justiça.

Segundo informações da coluna de Ancelmo Gois, no Globo, o CNJ quer analisar a acusação de que o magistrado estaria atuando como coach, expondo técnicas e meios para advogados obterem “performance” melhor na tramitação de seus recursos, além de aumentar a procedência dos pedidos, com honorários maiores.

O conselho analisa ainda se o juiz quer autopromoção ou a superexposição, o que é proibido pelo Código de Ética da Magistratura. Os perfis do magistrado – no Twitter, Youtube, Facebook e Linkedin – registram mais de 74 mil seguidores. A Corregedoria oficiou a Presidência do TRF-2 para que o magistrado apresente a sua defesa em 15 dias.

Segundo o corregedor, o ministro Luis Felipe Salomão, “há indícios de que as postagens analisadas afrontam as normas regulamentares que regem a magistratura brasileira”.

Na decisão, Salomão reforçou que a manifestação do pensamento e a liberdade de expressão são direitos fundamentais constitucionais dos magistrados, mas não são direitos absolutos: “Tais direitos devem se compatibilizar com os direitos e garantias fundamentais do cidadão (…), em especial com o direito de ser julgado perante um magistrado imparcial, independente e que respeite a dignidade do cargo e da Justiça”, disse no pedido de providências.

Fonte: Agenda do poder

Por Jornal da República em 19/07/2023
Aguarde..