Julio Cesar Silva, Presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, destaca a importância da leitura para o cidadão brasileiro

Direto da Sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, durante o lançamento do livro "Manual da Prática das Fundações Privadas" pelo Douto Promotor de Justiça José Marinho, o professor Julio Cesar Silva, Presidente de uma das mais importantes fundações do país, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, compartilhou insights valiosos sobre o trabalho realizado pela instituição.

Com mais de 50 anos de existência, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ,  desempenha um papel crucial na promoção do hábito da leitura e na formação de novos leitores no Brasil e além-fronteiras. Representando o Brasil na UNESCO e operando com eficiência ao nível nacional e internacional, a fundação tem como sede a Casa da Leitura, localizada em Laranjeiras, na Pereira da Silva, 62.

Durante sua participação no evento, o ex-Reitor e advogado Julio Cesar destacou a importância da leitura para os cidadãos brasileiros. Apesar de serem reconhecidos como um dos povos mais conectados do mundo, o hábito de leitura de livros ainda é insuficiente no Brasil.

O Professor ressaltou ainda que, em média, os brasileiros leem menos livros do que o número de livros comprados, evidenciando um desafio significativo.

Para Júlio César, a leitura vai além da dimensão educacional, sendo um hábito que acompanha uma pessoa ao longo de toda a vida, enriquecendo sua mente com ideias, autores, teses e perspectivas diversas.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tem como missão enfrentar esse desafio, desenvolvendo projetos que estimulem professores, pais e alunos a adotarem o hábito da leitura e compreendam sua importância para o desenvolvimento individual e social.

A palestra do Ministro do STF André Mendonça, durante o evento, também ressaltou a relevância de unir esforços entre fundações e instituições da sociedade civil para promover o bem-estar social.

A participação de Julio Cesar e a atuação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil destacam-se como exemplos inspiradores de como a promoção da leitura pode impactar positivamente a sociedade brasileira.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

 

 

Por Jornal da República em 27/04/2024
Aguarde..