Lições de empreendedorismo que a trilionária Apple pode te ensinar

Lições de empreendedorismo que a trilionária Apple pode te ensinar

A Apple é uma das maiores empresas do mundo, que conseguiu o seu poder através de inovações e modificações nas suas estratégias. Mesmo a beira da falência, ela conseguiu se reerguer e se tornar a magnata que conhecemos.

Por isso é interessante para todo empreendedor de qualquer segmento, conhecer essas estratégias para avaliar as suas táticas, melhorando assim o próprio rendimento.

Fique atento ao exemplo de empreendedorismo que a Apple aplicou, transformando totalmente a sua situação, indo de uma quase falência para a criação de um reinado.

Empreendedorismo requer persistência

Steve Jobs um dos criadores da Apple foi ousado e persistente no crescimento da sua marca, mesmo quando foi demitido e retornou para uma nova era da empresa.

Não abandonou seus planos para adotar medidas mais seguras, fez implantação de novas tecnologias e investiu em novos designs, fazendo a criação de um projeto criativo, dando início aos primeiros modelos dos aparelhos que hoje conhecemos.

Produtos que agregam valor ao consumidor

O Iphone no seu ano de lançamento foi um divisor de águas em termo de tecnologia e inovação no ramo das telecomunicações e mobiles. E mesmo com a melhoria feita por outras empresas em smartphones, a Apple continua com um grande número de consumidores. Por quê?

Por que a sua qualidade é um valor inquestionável do cliente, mesmo com o diferencial apresentado por terceiros, a Apple continua com as vendas disparando por conta de sua durabilidade e qualidade do material, tornando os clientes a sua marca.

Simplicidade

Diferentemente dos aparelhos Android o sistema da Apple o IOS não apresenta tantas funções para personalização, porém tem um designer mais simples com poucos botões e uso dedutivo.

Essa simplicidade garante uma maior abertura ao público, pois atende a necessidade de vários tipos de usuários, até os menos exigentes com recursos do celular.

A aparência faz todo o diferencial

É inquestionável a beleza dos aparelhos da Apple, assim como os acessórios e as plataformas. Esse agrado aos olhos são um dos muitos fatores que fizeram a Apple crescer. Tanto que um dos criadores citou que não teria tido tanto sucesso se não tivesse feito um curso de caligrafia.

Lá aprendeu a importância dos elementos visuais e os seus efeitos, desenvolvendo assim uma das marcas mais vendidas e agradáveis em termo de beleza do mundo.

Desenvolver uma comunidade exclusiva

A princípio, os MacBook eram consumidos principalmente por profissionais da área do design, onde criavam fóruns para debater como melhor utilizar o Mac.

Assim foi criando um senso de comunidade de usuários exclusivos que detinham um produto mais elitizado, sofisticado e de custo alto. Se perpetuando até os dias de hoje, onde ter algum produto da Apple é sinônimo de boas condições financeiras.

Linha de produtos que compartilham a mesma plataforma.

Assim como estamos vendo cada vez mais acontecer, produtos de diferentes áreas que compartilham o mesmo sistema, facilitam a utilização das funções, dos dados e das informações.

Assim como a Apple que tem uma plataforma padrão, o iTunes. Onde músicas, apps, vídeos e outros dados são todos baixados e compartilhados pelo mesmo ambiente.

 Restrição de qualidade

A Apple restringe alguns aplicativos e funções, proibindo que rode em seus aparelhos, isso por que ela é rigorosa quando os assuntos são os produtos que trabalham em parceria.

A restrição cria um senso de fidelidade do cliente, por mais que não haja certos privilégios em comparação à concorrência, ainda sim os clientes continuam comprando produtos da Apple. E o fato de ser hoje, trilionária não nega, ela é um dos maiores exemplos de empreendedorismo bem sucedido.

Apple ensina como investir no empreendedorismo

As estratégias que a Apple usou podem ser aplicadas na sua empresa seja qual for o ramo, o empreendedorismo requer esforços, então comece a pôr em prática, quem sabe você não vira o próximo Steve Jobs?

Por Luis Leão - Presidente do Clube do Empreendedor Brasil 

Por Jornal da República em 19/08/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

O uso racional de nossos aeroportos do GIG e SDU é o segredo p Rio se reconectar com o mundo.
18 de Abril de 2021

O uso racional de nossos aeroportos do GIG e SDU é o segredo p Rio se reconectar com o mundo.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO  DO INSTITUTO NIEMEYER DE POLÍTICAS URBANAS,  CIENTÍFICAS E CULTURAIS (INPUC), REALIZADA EM 31 DE  JULHO DE 2023. ATA DE ELEIÇÃO DO CONSELHO DE  ADMINISTRAÇÃO 2/3
02 de Agosto de 2023

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO NIEMEYER DE POLÍTICAS URBANAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS (INPUC), REALIZADA EM 31 DE JULHO DE 2023. ATA DE ELEIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2/3

Milton Coelho de Graça partiu aos 90 anos de idade, no dia 29 de maio.
30 de Maio de 2021

Milton Coelho de Graça partiu aos 90 anos de idade, no dia 29 de maio.

Debate lawfare agita Faculdade de Direito da Uerj no lançamento do livro Arapuca Estadunidense
12 de Maio de 2022

Debate lawfare agita Faculdade de Direito da Uerj no lançamento do livro Arapuca Estadunidense

Aguarde..