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A Apple é uma das maiores empresas do mundo, que conseguiu o seu poder através de inovações e modificações nas suas estratégias. Mesmo a beira da falência, ela conseguiu se reerguer e se tornar a magnata que conhecemos.
Por isso é interessante para todo empreendedor de qualquer segmento, conhecer essas estratégias para avaliar as suas táticas, melhorando assim o próprio rendimento.
Fique atento ao exemplo de empreendedorismo que a Apple aplicou, transformando totalmente a sua situação, indo de uma quase falência para a criação de um reinado.
Empreendedorismo requer persistência
Steve Jobs um dos criadores da Apple foi ousado e persistente no crescimento da sua marca, mesmo quando foi demitido e retornou para uma nova era da empresa.
Não abandonou seus planos para adotar medidas mais seguras, fez implantação de novas tecnologias e investiu em novos designs, fazendo a criação de um projeto criativo, dando início aos primeiros modelos dos aparelhos que hoje conhecemos.
Produtos que agregam valor ao consumidor
O Iphone no seu ano de lançamento foi um divisor de águas em termo de tecnologia e inovação no ramo das telecomunicações e mobiles. E mesmo com a melhoria feita por outras empresas em smartphones, a Apple continua com um grande número de consumidores. Por quê?
Por que a sua qualidade é um valor inquestionável do cliente, mesmo com o diferencial apresentado por terceiros, a Apple continua com as vendas disparando por conta de sua durabilidade e qualidade do material, tornando os clientes a sua marca.
Simplicidade
Diferentemente dos aparelhos Android o sistema da Apple o IOS não apresenta tantas funções para personalização, porém tem um designer mais simples com poucos botões e uso dedutivo.
Essa simplicidade garante uma maior abertura ao público, pois atende a necessidade de vários tipos de usuários, até os menos exigentes com recursos do celular.
A aparência faz todo o diferencial
É inquestionável a beleza dos aparelhos da Apple, assim como os acessórios e as plataformas. Esse agrado aos olhos são um dos muitos fatores que fizeram a Apple crescer. Tanto que um dos criadores citou que não teria tido tanto sucesso se não tivesse feito um curso de caligrafia.
Lá aprendeu a importância dos elementos visuais e os seus efeitos, desenvolvendo assim uma das marcas mais vendidas e agradáveis em termo de beleza do mundo.
Desenvolver uma comunidade exclusiva
A princípio, os MacBook eram consumidos principalmente por profissionais da área do design, onde criavam fóruns para debater como melhor utilizar o Mac.
Assim foi criando um senso de comunidade de usuários exclusivos que detinham um produto mais elitizado, sofisticado e de custo alto. Se perpetuando até os dias de hoje, onde ter algum produto da Apple é sinônimo de boas condições financeiras.
Linha de produtos que compartilham a mesma plataforma.
Assim como estamos vendo cada vez mais acontecer, produtos de diferentes áreas que compartilham o mesmo sistema, facilitam a utilização das funções, dos dados e das informações.
Assim como a Apple que tem uma plataforma padrão, o iTunes. Onde músicas, apps, vídeos e outros dados são todos baixados e compartilhados pelo mesmo ambiente.
Restrição de qualidade
A Apple restringe alguns aplicativos e funções, proibindo que rode em seus aparelhos, isso por que ela é rigorosa quando os assuntos são os produtos que trabalham em parceria.
A restrição cria um senso de fidelidade do cliente, por mais que não haja certos privilégios em comparação à concorrência, ainda sim os clientes continuam comprando produtos da Apple. E o fato de ser hoje, trilionária não nega, ela é um dos maiores exemplos de empreendedorismo bem sucedido.
Apple ensina como investir no empreendedorismo
As estratégias que a Apple usou podem ser aplicadas na sua empresa seja qual for o ramo, o empreendedorismo requer esforços, então comece a pôr em prática, quem sabe você não vira o próximo Steve Jobs?
Por Luis Leão - Presidente do Clube do Empreendedor Brasil
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