Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
DA REDAÇÃO - Subproduto político dos movimentos de extrema-direita financiados por empresários do Brasil e do exterior que operaram o golpe de Estado que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff, Kim Kataguiri (DEM-SP) se desgarrou do presidente da República Jair Bolsonaro, de quem hoje é crítico mordaz, mas sua aversão aos trabalhadores e às causas sociais não se desgarrou dele.
Trabalhadores em postos de combustíveis de todo o Brasil estão mobilizados contra a emenda à Medida Provisória 1.063/2021, apresentada por Kim, ex-aliado de Eduardo Cunha, cujo objetivo é liberar o autosserviço de combustíveis no país, o que ameaça os empregos de mais de 500 mil trabalhadores frentistas.
O parlamentar argumenta que a medida vai baixar o preço dos combustíveis, porém é sabido no mercado que a alta do preço dos combustíveis não se deve aos encargos trabalhistas e salários dos frentistas, mas da mudança na política da Petrobras que atrelou seus preços à volatilidade do dólar no mercado internacional, o que gerou, só em 2021, um aumento de 30% da gasolina na bomba.
Além disso, a liberação do autosserviço traz consigo o enorme risco do manuseio de substâncias perigosas – inflamáveis e cancerígenas – por pessoas sem treinamento, o que pode proporcionar acidentes graves, incêndios e contaminações.
“Apelamos ao bom senso dos deputados para barrar essa emenda que pode ser um tiro no pé da economia nacional, pois aumenta os riscos sem reduzir os custos, não vai favorecer os consumidores, expondo-os ao perigo, além de acabar com milhares de empregos em um momento já sensível da economia do país”, comenta o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto.
Retrocesso – A proibição do self-service é uma luta que os sindicatos de frentistas travam desde a década de 1990 e que havia sido pacificada no ano 2000, quando o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei federal nº 9.956, proibindo a prática em todo o território nacional. “Não é hora de retrocessos, nem de brincar com o emprego, a renda e a saúde dos trabalhadores brasileiros”, acrecenta o dirigente sindical.
Esse é Kim Kataguiri ou 'Kimtacategoria' que é o nível que a atividade parlamentar brasileira se encontra após a ascensão da 'nova política'.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!