Líderes da Europa e América Latina parabenizam Boric por vitória no Chile, menos Bolsonaro

Líderes da Europa e América Latina parabenizam Boric por vitória no Chile, menos Bolsonaro

Líderes europeus e latino-americanos felicitaram durante a noite deste domingo (19/12) e o começo da manhã desta segunda-feira (20/12) o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, pela vitória na eleição.

O primeiro a fazê-lo foi um vizinho: o presidente argentino Alberto Fernández publicou um tuíte dizendo que queria “felicitar Gabriel Boric por ter sido eleito presidente do querido povo do Chile. Devemos assumir o compromisso de fortalecer os laços de irmandade que unem os nossos países e de trabalhar unidos com a região para dar um fim à desigualdade na América Latina”.

Quem também se manifestou foi o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que, além de parabenizar Boric, também enviou “uma saudação ao povo de Salvador Allende e de Víctor Jara, por sua contundente vitória contra o fascismo”.

Além de Fernández e Maduro, Boric recebeu mensagens do peruano Pedro Castillo, do boliviano Luis Arce, do colombiano Iván Duque e do uruguaio Luis Lacalle Pou.

Tentando não se comprometer, o equatoriano Guillermo Lasso, por sua vez, enviou duas mensagens simultâneas: a primeira felicitando o candidato derrotado, José Antonio Kast, por ter reconhecido a derrota, e a segunda dando os parabéns não a Boric, mas sim ao povo chileno.

Lula sim, Bolsonaro não

brasileiro Jair Bolsonaro foi um dos poucos presidentes da região que não fez nenhum tipo de comentário a respeito do resultado das eleições chilenas, ao menos até o começo desta manhã. Tampouco o Itamaraty publicou qualquer tipo de mensagem neste domingo.

Quem acabou representando o Brasil nesse sentido foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escreveu em seu Twitter que ficou feliz “por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”.

Outro que parabenizou Boric foi Guilherme Boulos, do PSOL, e o fez pessoalmente: o ativista do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) está em Santiago e acompanhou a jornada eleitoral com pessoas próximas ao comando de campanha do agora presidente eleito do Chile. Ao conhecer os resultados definitivos, Boulos celebrou os “novos ventos na América Latina”.

vice-presidente argentina Cristina Kirchner também enviou sua mensagem ao novo presidente chileno. “O povo sempre volta e encontra os caminhos para isso (…) Felicitações presidente Gabriel Boric, a você e ao povo do Chile”, escreveu.

De além das fronteiras da América do Sul, chegaram mensagens a Boric desde Cuba. O presidente Miguel Díaz-Canel classificou sua eleição como uma “histórica vitória popular” e afirmou que seu país pretende ratificar “a vontade de ampliar as relações bilaterais e de cooperação entre ambos os povos e governos”.

Na Europa, o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, foi um dos primeiros a escrever felicitando o futuro colega, e destacou que, com sua vitória, “o povo chileno avança com esperança na direção de um futuro mais justo, feminista e ecologista”.

Em nome da União Europeia, o alto representante para a política exterior do bloco, Josep Borell, felicitou a Boric e expressou que espera “fortalecer ainda mais as nossas relações com o futuro governo do Chile”.

Por Jornal da República em 20/12/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Talibãs declaram Emirado Islâmico do Afeganistão como nação livre
31 de Agosto de 2021

Talibãs declaram Emirado Islâmico do Afeganistão como nação livre

Aéreas brasileiras cancelam voos para Argentina no dia 24 por greve
20 de Janeiro de 2024

Aéreas brasileiras cancelam voos para Argentina no dia 24 por greve

No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global
09 de Setembro de 2023

No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

Diplomata americano do governo Trump visitará Brasil para discutir atuação de Alexandre de Moraes
04 de Maio de 2025

Diplomata americano do governo Trump visitará Brasil para discutir atuação de Alexandre de Moraes

Aguarde..