Literatura da Baixada é destaque na Feira Iguassú

Livro: “Espírito de jeans”, de Jean Luiz de Medeiros

Literatura da Baixada é destaque na Feira Iguassú

“A ideia do livro “Espírito de Jeans” surgiu durante a minha  graduação quando estava estudando a obra “Frankenstein”, de Mary Shelley. Eu era monitor de Língua Inglesa e percebi, num trecho da obra clássica, fragmentos do que poderia ser um relacionamento homossexual. Levei o meu estudo para uma professora e ela concordou que daria uma ótima tese de mestrado”, conta o escritor Jean Luiz de Medeiros ao detectar os trechos da escrita de Shelley. Na época em que Frankenstein foi lançado, em 1818, a homossexualidade era ilegal na Inglaterra. Dessa pesquisa, surgiu o livro “Espírito de Jeans”, uma história inédita que partiu da inspiração da obra inglesa e da percepção de que havia uma conexão romântica entre dois homens naquele texto. Jean Luiz estará no estande “Livros para Voar” da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), órgão da Prefeitura, na Feira Iguassú, neste sábado (13), das 10h às 17h. Ele vai autografar sua obra no evento que acontece na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Nova Iguaçu. 

No romance de Jean, o personagem Carlos decide freqüentar a disciplina de história medieval da faculdade e encontra um amor. Ele e o parceiro enfrentam desafios sociais e acidentais e encaram as barreiras. O livro tem também um contexto espírita kardecista.

Jean Luiz de Medeiros conta que tem um gosto literário bem amplo, passando pela ficção, o espiritualismo e a aventura até as tragédias de Shakespeare. Além de professor, finalizando a especialização na área de Linguagem e suas tecnologias, o ex-militar da Força Aérea se dedica à literatura e enriquece o vasto elenco de autores da Baixada Fluminense.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Dia: Sábado, 13/05/2023

Hora: 10h às 17h

Local: Feira Iguassú, rua Getúlio Vargas – Centro de Nova Iguaçu, em frente à estação.

Por Coluna Arinos Monge em 12/05/2023
Aguarde..