Lojistas do Rio de Janeiro projetam alta de 2,5% nas vendas de verão

Após dois meses de queda, confiança do consumidor subiu em dezembro

Lojistas do Rio de Janeiro projetam alta de 2,5% nas vendas de verão

As vendas durante o verão, especialmente no Carnaval, no Rio de Janeiro devem ser 2,5% maiores do que atingiram no mesmo período do ano passado.

A expectativa é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). Na busca de um maior volume e para atrair os consumidores, os comerciantes vão fazer promoções, descontos, dar brindes e permitir forma de pagamento diferenciada.

Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, esta época do ano tem significado especial para o comércio carioca. Ele lembrou que a estação coincide com a alta temporada turística, férias escolares e o Carnaval. Tudo isso fortalecido pelo calor tropical.

Segundo Gonçalves, as coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires.

“Os lojistas estão animados com o grande número de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior do número de turistas nacionais e estrangeiros para o Carnaval”.

Confiança do consumidor

Em dezembro, depois de cair nos dois meses anteriores, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), cresceu 2,7 pontos e atingiu 88 pontos.

Na avaliação dos pesquisadores, o avanço do ICC está relacionado à melhora das expectativas do consumidor para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) variou 0,1 ponto, para 70,9 pontos e se manteve estável, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 4,3 pontos, para 100,3. Esse foi o melhor resultado desde dezembro de 2019.

Na análise das faixas de renda, o indicador apontou também uma compensação de parte das perdas sofridas nos últimos dois meses, para quem tem renda mais baixa. Após forte queda no mês de novembro, os consumidores de menor poder aquisitivo identificaram que a situação financeira das famílias voltou a subir. Já os consumidores de classes de renda mais alta mantiveram o índice em patamar mais elevado.

Da Editoria Última Hora / Ralph Lichotti / Agência Brasil / Imagem: Internet

 

Por Jornal da República em 04/01/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

PETROBRÁS: Empresa que o governo quer privatizar, lidera o ranking das mais rentáveis no mundo
17 de Maio de 2022

PETROBRÁS: Empresa que o governo quer privatizar, lidera o ranking das mais rentáveis no mundo

Secutirização dos créditos inadimplidos
03 de Julho de 2024

Secutirização dos créditos inadimplidos

Alckmin Defende Acordo Comercial e Afirma, Brasil Não é um Problema para os EUA
10 de Março de 2025

Alckmin Defende Acordo Comercial e Afirma, Brasil Não é um Problema para os EUA

Fome de arrecadação: Leão passou a morder 700 mil novos contribuintes no governo Lula
15 de Janeiro de 2025

Fome de arrecadação: Leão passou a morder 700 mil novos contribuintes no governo Lula

Aguarde..