Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (18) Projeto de Lei (PLN) para garantir o custeio do piso nacional da enfermagem, colocando o pagamento da categoria na previsão orçamentária anual da União.
O PLN deve ser analisado na próxima semana pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, posteriormente, será apreciado em Plenário durante sessão conjunta de deputados federais e senadores.
"Estamos encaminhando o projeto de remanejamento de crédito. O presidente Lula assina hoje, chega no Congresso amanhã. Na semana que vem, o Congresso Nacional vai analisar esse crédito. São 7,3 bilhões para apoiar estados e municípios, cumprindo o papel do Governo Federal", afirmou o ministro da Secretaria da Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
"É um momento essencial, resultado de um processo criterioso, um compromisso de apoio a estados e municípios. É o compromisso com o SUS e com a valorização da categoria da enfermagem, dos vários profissionais que atuam no campo", afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Para Líbia Dantas Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, o momento é de celebração e de manter a mobilização até que o processo se conclua de forma efetiva. "É valorização. É o que a gente merece", disse. (Do Brasil247)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!