Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Mesmo com o aumento recente da desaprovação ao governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia vitorioso contra todos os possíveis nomes da direita em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. É o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3).
O levantamento revela que Lula venceria inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece inelegível até 2030, além de outros nomes de destaque da oposição. Os resultados indicam:
Lula 44% x 40% Bolsonaro
Lula 44% x 38% Michelle Bolsonaro
Lula 43% x 37% Tarcísio de Freitas
Lula 42% x 35% Ratinho Jr.
Lula 44% x 35% Pablo Marçal
Lula 45% x 34% Eduardo Bolsonaro
Lula 43% x 31% Romeu Zema
Lula 44% x 30% Ronaldo Caiado
Os votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmaram não votar somam 22%, além de 4% de indecisos.
Na modalidade espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados — Lula também aparece na frente, com 9% das menções. Bolsonaro vem em seguida, com 7%, enquanto Tarcísio de Freitas atinge apenas 1%. No entanto, chama atenção o alto índice de indecisos nesse cenário: 80% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Medo do retorno de Bolsonaro supera temor pela continuidade de Lula
Um dos pontos abordados pela pesquisa foi a percepção de risco dos eleitores em relação à continuidade do atual presidente ou a um possível retorno de Jair Bolsonaro. O resultado mostrou que 44% dos entrevistados têm mais medo da volta de Bolsonaro, enquanto 41% temem a permanência de Lula no poder.
Por outro lado, o estudo revela um sinal de alerta para o petista: 62% dos entrevistados acreditam que ele não deveria disputar novamente a Presidência da República, enquanto 35% apoiam uma nova candidatura.
Rejeição de Lula e Bolsonaro é idêntica
O índice de rejeição de Lula passou de 45% em dezembro para 55% em março, igualando-se ao percentual de rejeição de Bolsonaro, que também é rejeitado por 55% dos eleitores que o conhecem. Apenas 4% dos entrevistados afirmaram não conhecer Lula, contra 6% que desconhecem Bolsonaro.
Outros nomes da direita têm desempenho variado. Tarcísio de Freitas, por exemplo, é rejeitado por 32% dos entrevistados, mas ainda é desconhecido por 42% do eleitorado. Eduardo Bolsonaro aparece com a maior rejeição entre os citados: 56%.
Fonte: Urbsmagna
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!