Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Inácio Lula da Silva (PT) liderou os interesses de voto para a eleição presidencial de 2026 em todos os cenários analisados. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de janeiro, ouvindo 4,5 mil participantes. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Entre os nomes testados como possíveis concorrentes de Lula estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).
Cenários para o 1º turno
A Quaest apresentou quatro cenários diferentes para o primeiro turno da eleição presidencial. No primeiro deles, sem Eduardo Bolsonaro, Lula liderou com 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%) e Pablo Marçal (11%). Ciro Gomes aparece com 9%, enquanto Romeu Zema e Ronaldo Caiado têm 3% cada. Indecisos somam 5%, e brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar chegam a 14%.
Veja os números do cenário 1:
No quarto cenário, sem Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, Lula amplia sua vantagem e atinge 33% das intenções de voto. Gusttavo Lima aparece em segundo lugar, com 18%, seguido por Ciro Gomes (13%), Romeu Zema (8%) e Ronaldo Caiado (4%). Indecisos somam 5%, enquanto brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar chegam a 19%.
Veja os números do cenário 4:
Cenários para o 2º turno
A pesquisa também analisou seis possíveis disputas de segundo turno, e em todas elas Lula aparece na liderança.
No primeiro cenário, contra Gusttavo Lima, Lula tem 41% das intenções de voto, enquanto o cantor aparece com 35%. Indecisos são 3%, e brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar chegam a 21%.
Veja os números do cenário 1 de 2º turno:
Em um eventual segundo turno contra Eduardo Bolsonaro, Lula liderou com 44%, enquanto o deputado tem 34%. Indecisos somam 3%, e brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar chegam a 19%.
Veja os números do cenário 2 de 2º turno:
No sexto cenário, o desafio Ronaldo Caiado e Lula atingem 45% das intenções de voto, contra 26% do governador de Goiás. Os indecisos representam 4%, e os brancos, os nulos e os eleitores que não pretendem votar chegam a 25%.
Veja os números do cenário 6 do 2º turno:
A pesquisa confirma que, mesmo diante de diferentes mutações de adversários, Lula segue na liderança em todos os cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Fonte: G1
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!