Mães de autistas fazem nova feira empreendedora em Mesquita

Quinta edição da iniciativa aconteceu na última quarta-feira, dia 7, na Praça Elizabeth Paixão

Mães de autistas fazem nova feira empreendedora em Mesquita

Nos dias de hoje, o empreendedorismo é uma das modalidades de negócio em alta. Sendo assim, Mesquita não poderia ficar de fora dessa inovação. Entre várias iniciativas de estímulo, está o projeto “Feira das Mães de Autistas Empreendedoras”, do Espaço Convive. Uma vez por mês, cerca de dez mulheres se reúnem em um local da cidade para expor e comercializar seus produtos. A quinta edição aconteceu na última quarta, dia 7 de dezembro, no Centro do município.


O local escolhido foi a Praça Elizabeth Paixão, das 10h às 15h. Nas barraquinhas, era possível encontrar artesanatos, brinquedos e jogos sensoriais, cosméticos e doces, entre outros produtos. A proposta é contribuir para a garantia de renda das famílias com algum integrante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Essa é apenas uma das atividades do projeto geral “Convive com um Autista”. A idealizadora é Andrea Alves, que não imaginava o quão impactante seria a iniciativa para os assistidos. “Do início até hoje, já ouvi vários relatos emocionantes. Não só sobre a vida profissional dessas famílias, mas também social e pessoal. Por meio dos nossos encontros, elas têm a oportunidade de trocar experiências e se apoiarem. Não foi uma tarefa fácil elaborar todas as coisas. Mas, nós conseguimos”, conta.


Antes centralizada no pátio do CRAS Santa Terezinha, a ação agora é itinerante. O objetivo é divulgar o trabalho para certificar a conscientização do autismo e, assim, alcançar cada vez mais pessoas. “Quando tive a ideia, não imaginava que meu filho era autista. Foi depois de alguns meses, perto do aniversário de 18 anos dele, que recebemos o diagnóstico. Eu estava habilitada para atuar no assunto, porque tinha me capacitado para isso, porém me tornei apta para falar com mais propriedade”, exprime Andréa.


Outras atuações


Além da feira, o projeto também conta com rodas de conversas sobre diferentes assuntos na temática principal. Essas, no entanto, são realizadas duas vezes por mês, no próprio Espaço Convive. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Rua Doutor Manoel Duarte 1426, em Santa Terezinha.


“A inclusão não seria possível sem a atitude de abraçar as diferenças. Não somos todos iguais, mas somos todos seres humanos. Nossa missão, enquanto Assistência Social, é trabalhar pela integração social de todos os munícipes e fazer com que a garantia de direitos seja uma realidade sólida”, argumenta Nara Cristina Lucena, subsecretária da pasta.

Por Falando de Baixada Fluminense em 08/12/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Samba do Nepotismo? Mais Contratações ligadas à Mangueira Causam Alvoroço em Maricá
16 de Fevereiro de 2025

Samba do Nepotismo? Mais Contratações ligadas à Mangueira Causam Alvoroço em Maricá

Bruno Matos: Subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro Fala Sobre o Retorno Triunfal do Turismo na Cidade
07 de Junho de 2024

Bruno Matos: Subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro Fala Sobre o Retorno Triunfal do Turismo na Cidade

Alerj aprova construção de UPA Veterinária na Zona Oeste do Rio
10 de Agosto de 2022

Alerj aprova construção de UPA Veterinária na Zona Oeste do Rio

Casal é encontrado morto em Maricá
28 de Fevereiro de 2024

Casal é encontrado morto em Maricá

Aguarde..