Mais Baixada: Mário Lopes Secretário da Semdettur de Nova Iguaçu fala sobre o desenvolvimento economico da cidade

Mais Baixada: Mário Lopes Secretário da Semdettur de Nova Iguaçu fala sobre o desenvolvimento economico da cidade

Mário Pereira Lopes, brasileiro, natural de Nova Iguaçu, é casado e pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, empresário e atual Presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI).

Foi secretário de Governo e Secretário de Planejamento do Município de Paracambi, diretor da Secretaria de Saúde de Queimados, e ex-diretor da Associação de Postos de Gasolina da Baixada Fluminense.

Mário Lopes e Nova Iguaçu:

Nova Iguaçu é uma cidade bem localizada na Baixada Fluminense, na região metropolitana, somos o segundo maior município do Rio de Janeiro   População estimada: 830.902 habitantes, (quase toda na região urbana).

A cidade que passou por vários ciclos hoje tem como atividades econômicas principalmente o comércio, os serviços e a indústria e uma economia diversificada. Avançamos muito  nestes últimos anos, a pandemia freou o país, estamos trabalhando com foco na economia para gerar mais emprego e renda.

O Comércio:

O nosso comércio é uma das principais fontes de renda da cidade, e não é apenas o centro comercial, os "Shoppings Centers" e mercados que movimentam a economia local, os bairros da cidade também contribuem na demanda comercial com pequenos e grandes mercados, rede de farmácias e drogarias e daí vai. A cidade também possuí um polo industrial bastante desenvolvido, com diferentes segmentos, como alimentício, farmacêutico, calçadista e têxtil.

Serviços:

O setor de serviços também é bastante presente, com diversos estabelecimentos como clínicas, escolas, academias, restaurantes, hotéis, entre outros. A cidade conta ainda com uma universidade pública, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que contribui para a qualidade da educação e a formação qualificada de profissionais na região.

Além disso, a localização privilegiada de Nova Iguaçu, próxima à capital fluminense e ao Porto de Itaguaí, também favorece o desenvolvimento econômico da cidade. A sinergia entre o porto e a cidade, por exemplo, pode gerar vantagens competitivas para as empresas do município, incentivando novos investimentos.

O Turismo:

Em 2021 Nova Iguaçu foi sede da reunião do Conselho da Região Turística Baixada Verde. Em pauta, a inserção de pontos turísticos da região no novo mapa turístico brasileiro, onde representantes de sete dos dez municípios da Baixada Fluminense que fazem parte do conselho estiveram presentes.

O Baixada Verde precisa entrar para o mapa do turismo brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo  Segundo Mário Lopes, Sec Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, a cidade já cumpre seis das sete exigências e tem tudo para, em breve, fazer parte do mapa nacional do turismo.

“Nova Iguaçu tem um enorme potencial turístico a ser explorado, como o Parque Natural Municipal, a Vila de Iguaçu, o Pantanal do Km 34 e o entorno da Reserva Biológica de Tinguá. Além disso, temos restaurantes e bares com excelente gastronomia e uma rede hoteleira que suporta e sustenta esta demanda”, afirma Mário Lopes".

Ainda segundo ele, o Plano Municipal de Turismo de Nova Iguaçu está pronto para ser encaminhado para aprovação. O objetivo é atrair não somente a população iguaçuana, mas também pessoas de fora da cidade e até mesmo do país, como já acontece na Serra do Vulcão.

“Temos registros de turistas dinamarqueses, alemães, franceses e de vários outros países que vêm até aqui para desfrutar da beleza das nossas trilhas. Queremos colocar de vez Nova Iguaçu na rota turística e estamos, inclusive, conversando com as agências de turismo da cidade para que elas ofereçam pacotes voltados para a visitação aos nossos pontos turísticos”, garantiu Mário Lopes.

Em resumo, a cidade de Nova Iguaçu é um importante polo econômico na Baixada Fluminense, com uma economia diversificada e em constante desenvolvimento, impulsionada pela presença de diferentes setores e pela sua localização estratégica.

Reeleito pela indústria e comércio de nova Iguaçu como presidente da ACINI, Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, apoiado pela SINCOVANI e CDL, Mário Lopes tem a missão de prospectar novos investimentos e projetos para a cidade iguaçuana, e pelo visto,e bem articulado, apoiado por comerciantes e empresários da região, há uma tendência em disputar uma cadeira na câmara de vereadores da cidade, uma ideia que surgiu dos próprios amigos empresários, o que Mário Lopes ainda avaliará. Muito trabalho ainda precisa ser feito, falou o secretário.

Por: Arinos Monge

Por Coluna Arinos Monge em 23/04/2023
Aguarde..