Marcelo Alves, Ex-presidente da Riotur destaca a importância do Expo Rio Turismo 2024 para o turismo no Rio de Janeiro

Última Hora, direto do Expo Rio Turismo 2024 com Marcelo Alves, ex-presidente da Riotur, para falar sobre a importância deste evento para o Rio de Janeiro.

"Primeiramente, é um prazer enorme estar aqui aplaudindo essa iniciativa que vem se repetindo a cada ano de uma forma ampla e crescente. Mas o mais importante é fazer com que o nosso principal negócio, que é o turismo do Rio de Janeiro, tenha destaque. O estado do Rio de Janeiro está sendo apresentado para empresários, guias, enfim, para todo o trade e o mercado que compra turismo, para que possamos mostrar nossas maravilhas. Parabenizo o estado do Rio de Janeiro, através do secretário Tutuca, que tem feito um trabalho brilhante junto com sua equipe, investindo no que é fundamental para que o nosso principal negócio cresça", afirmou Alves.

Quando questionado sobre a importância das feiras culturais, Marcelo destacou: "Aqui envolve eventos, shows, cultura, tudo. Turismo é gastronomia, cultura, música, lazer, turismo de negócios. O turismo é nosso principal negócio hoje, sem sombra de dúvidas. Cada vez mais o Rio de Janeiro precisa se destacar no turismo, que gera empregos, receita imediata, leva nossa marca para fora e traz receitas e impostos rapidamente".

Alves também ressaltou a diversidade de eventos dentro da feira: "Não é só festa. Há eventos religiosos, palestras com grandes nomes do mundo empresarial e turístico, que fazem o negócio acontecer. É muito importante que este evento também seja levado para onde está o público, não só esperar que o público venha aqui".

Sobre a rede hoteleira do Rio, Marcelo comentou: "Hoje, temos mais de 60.000 quartos de hotel. A Olimpíada nos deu esse presente, e todas as redes hoteleiras mais famosas do mundo estão no Rio de Janeiro. Estamos mais do que preparados".

Falando sobre o turismo no carnaval e no Ano Novo, Alves afirmou: "Carnaval e Réveillon são nossos principais produtos. Movimentam bilhões de reais em negócios e receitas na cidade, atraem milhões de turistas. O carnaval não é só desfile de escola de samba, é o carnaval de rua, nos bairros, é uma complexidade de operação absurda. E o Réveillon, qual outro evento no mundo reúne 3 milhões de pessoas num só lugar? Não é só a festa de Copacabana, mas também na Praia do Flamengo, com 500.000 pessoas em várias praias do Rio de Janeiro e até fora do estado".

Marcelo Alves deixou uma mensagem final para os jovens que desejam se profissionalizar no turismo: "Ao jovem que estuda e quer se formar nessa área, se dedique mais porque este é o negócio do Rio de Janeiro. E vou terminar esse papo maravilhoso com uma frase que sempre repetia na minha gestão na Riotur: Vem pro Rio!"

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

 

Por Jornal da República em 29/06/2024
Aguarde..