Marfan Martins Vieira recebe o Colar do Mérito do TCE-RJ

Marfan Martins Vieira recebe o Colar do Mérito do TCE-RJ

O secretário-geral de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas e ex-procurador-geral de Justiça do MPRJ, Marfan Martins Vieira, recebeu, nesta sexta-feira (01/11), a mais elevada comenda do Tribunal de Contas do Estado, o Colar do Mérito do TCE-RJ. A condecoração é destinada a agraciar personalidades que tenham prestado notáveis contribuições ao país e ao Estado, especialmente no âmbito do controle externo da Administração Pública.

Marfan declarou que a homenagem prestada pelo Tribunal de Contas é motivo de grande orgulho. “Recebo esta elevada distinção com muita honra e alegria, porque oriunda de um órgão estatal cuja função é a de velar pela probidade na aplicação dos recursos públicos e pela efetividade das políticas públicas, sempre atuando em sinergia com o Ministério Público, o que valoriza sobremodo a homenagem”, disse ele.

O presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo, destacou o orgulho de reconhecer pessoas que, com excelência e dedicação, fazem a diferença para a sociedade. Segundo ele, a honraria é plenamente justificada pelos brilhantes currículos dos agraciados. Outras sete pessoas foram homenageadas: o presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado; o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Carlos Lima; o conselheiro do TCM, Felipe Galvão; a chefe de gabinete da conselheira Marianna Montebello, Márcia Cristina Loyola; a presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, Milene da Cunha; o secretário-geral de Controle Externo do TCE, Oséias de Santana; e o assessor do gabinete do conselheiro José Maurício Nolasco, Ricardo Ewerton Santos.

O vice-presidente da Corte de Contas, Márcio Pacheco, responsável pela indicação, enalteceu o importante  papel exercido por Marfan no sentido de busca a consensualidade nas relações interinstitucionais. "Não foram poucas as vezes em que as instituições do Estado, ao se encontrarem em situação de conflito, recorreram ao seu nome para que o consenso institucional imperasse no Estado do Rio de Janeiro," lembrou Márcio Pacheco, que concluiu: "Certamente, sua figura representa, no meio jurídico e especialmente para o universo das instituições, um símbolo de união e superação de divergências."

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, também prestigiou a homenagem. "Esse é um importante reconhecimento, pelo Tribunal de Contas, a quem tanto contribuiu para o Ministério Público e para as relações institucionais, um pilar fundamental para o fortalecimento da instituição," afirmou Luciano Mattos.

Estavam presentes autoridades dos três poderes, bem como servidores públicos e amigos. O Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro foi criado pela Resolução nº 403, de 1º de junho de 2022, e é constituído por uma cruz, no modelo da tradicional da Cruz de Aviz, com quatro braços iguais, revestida de esmalte azul.

Por MPRJ

 

Por Jornal da República em 02/11/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Nova regra do trabalho em feriados surpreende trabalhadores
06 de Fevereiro de 2025

Nova regra do trabalho em feriados surpreende trabalhadores

Morre o ex-ministro da Justiça e ex-ministro do STF Célio Borja
28 de Junho de 2022

Morre o ex-ministro da Justiça e ex-ministro do STF Célio Borja

Justiça suspende vaquejadas em parque na Reserva Biológica do Tinguá, em Duque de Caxias
12 de Maio de 2024

Justiça suspende vaquejadas em parque na Reserva Biológica do Tinguá, em Duque de Caxias

A pergunta que dura cinco anos: quem contratou o vizinho do Bolsonaro para assassinar Marielle?
14 de Março de 2023

A pergunta que dura cinco anos: quem contratou o vizinho do Bolsonaro para assassinar Marielle?

Aguarde..