Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Prefeitura de Maricá firmou um acordo histórico para a construção de um centro de tratamento de protonterapia no município, que poderá ser o primeiro a oferecer esse tipo de tratamento na rede pública de saúde do Brasil. A unidade será desenvolvida em parceria com o Centro de Tratamento de Prótons de Madrid, referência mundial nesse segmento.
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), destacou a importância do projeto, afirmando que a cidade se tornará um polo de inovação no Brasil, com impacto no “Turismo de Saúde” e oferecendo um serviço de excelência que será referência nacional. “Vamos oferecer avanço tecnológico e ineditismo, gerando reflexos até no chamado ‘Turismo de Saúde’”, disse Quaquá.
O acordo, assinado nesta terça-feira entre a Prefeitura de Maricá e a Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), mantenedora da Universidade de Vassouras, estabelece a parceria com a Quirónsalud, responsável pelo Centro de Tratamento de Prótons de Madrid. A FUSVE tem um memorando de entendimento com a Quirónsalud e será a gestora da unidade em Maricá.
O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, ressaltou que a protonterapia tem grande potencial, especialmente para o tratamento de crianças. “Já sabemos que, para combater a doença, há um conjunto de inovações em radioterapia e biologia molecular. O Centro de Protonterapia em Maricá será uma revolução”, afirmou.
Infraestrutura Completa para Tratamento de Câncer
O projeto do Centro de Protonterapia de Maricá abrangerá todas as etapas do atendimento ao câncer, incluindo diagnóstico, quimioterapia, radioterapia, PET CT (exame de diagnóstico por imagem), mamografia, endoscopia, colonoscopia e tomografia computadorizada. A infraestrutura será construída pela Prefeitura, enquanto a FUSVE ficará responsável pela operação da unidade, também administrando o Hospital Mário Kroeff.
Gustavo Oliveira do Amaral, presidente da FUSVE, explicou que, embora a protonterapia seja o foco do centro, haverá uma estrutura ao redor com medicina nuclear, diagnósticos especializados e análises clínicas. Além disso, a Universidade de Vassouras contribuirá com pesquisas, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do projeto.
O que é a Protonterapia?
A protonterapia, aprovada pela Anvisa em 2017, utiliza feixes de prótons para tratar o câncer, oferecendo uma precisão maior em comparação com a radioterapia convencional. Essa técnica permite a redução de danos a tecidos saudáveis ao redor do tumor, sendo especialmente eficaz em tumores delicados, como os oculares e em crianças.
Embora a protonterapia seja uma técnica com décadas de uso, seu avanço nos últimos anos tem gerado crescente interesse. O próton, acelerado a uma velocidade próxima à da luz em um equipamento chamado ciclotron, atinge o tumor e libera sua energia de forma precisa, contribuindo para um tratamento mais eficaz.
Com a construção do Centro de Protonterapia, Maricá se prepara para um avanço significativo na luta contra o câncer, sendo um dos pioneiros na utilização dessa tecnologia no Brasil.
Fonte: Extra
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!