Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Prefeitura de Maricá já vacinou 160 crianças contra a Covid-19 do grupo prioritário, sendo 17 indígenas e 143 com comorbidades ou deficiência permanente de 5 e 11 anos entre sexta-feira (14/01) e esta segunda-feira (17/01). Maricá foi a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a vacinar o público infantil e segue com cronograma adiantado.
A vacinação começou na sexta-feira (14/01) com a aplicação das doses pediátricas da Pfizer nos pequenos da aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou de suas expectativas quanto ao ciclo de vacinação infantil:
“Esperamos que o Ministério da Saúde agilize as entregas e encaminhe as doses em maior número. Assim, conseguiremos acelerar ainda mais o nosso cronograma e definitivamente vacinar essa faixa etária tão importante em nossa cidade”, disse ela, ressaltando o lote de 820 doses recebido na cidade, na última sexta-feira.
Vacinação para crianças em geral
O município está programando o início da imunização para as crianças em geral na segunda-feira (24/01), após a vacinação dos grupos prioritários. A vacinação será feita respeitando a ordem decrescente das idades, desde que haja doses suficientes disponíveis, e seguindo o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Expectativa e alívio com a dose infantil
Nesta segunda-feira, equipes da Secretaria de Saúde de Maricá vacinaram 73 crianças com comorbidades ou deficiência permanente na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). Pais, mães e responsáveis levaram os pequenos para receberem a primeira dose da vacina.
“Queria muito que esse momento chegasse para eles irem à escola e voltarem a frequentar os parquinhos, ver os amigos e interagir, que é fundamental para as crianças”, afirmou Fátima Correia, mãe da Victoria Creusa Correia, de 10 anos, que tem síndrome de down.
Lívia Santana Ramos, mãe do Gabriel Santana Ramos, de 9 anos, comemorou aliviada a vacinação do filho.
“Não dá nem para descrever o que sinto. Esperamos muito para esse momento chegar. O Gabriel tem problemas respiratórios e a gente estava muito ansioso por esse dia. Estamos nos sentindo aliviados”, disse ao lado do pequeno Gabriel, que convocou as crianças para tomar a vacina e disse que ‘é rapidinho e não dói’.
Mãe de Rafael Zulato Nunes, 7 anos, que tem autismo, Giovania Zulato contou as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e disse que já espera a segunda dose da vacinação infantil.
“As crianças precisavam se proteger, voltar aos poucos à vida. Além do autismo, há outras questões que envolvem as crianças, e está sendo uma vitória essa vacinação. Tanto, que já queremos as próximas doses”, afirmou.
Vacinação Prioritária
A vacinação continuará até a próxima sexta-feira (21/01) para as crianças do grupo prioritário, entre 9h e 16h, no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.
Documentos para a vacinação
O responsável legal deverá apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.
Quando e onde vacinar
Datas:
Até dia 21/01 – Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (9h às 16h).
Local: Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM)- Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 200, Centro – Maricá.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!