Marquinho Mendes Denunciado por Corrupção: MP Pede Quebra de Sigilos e Inelegibilidade é Reiterada

Marquinho Mendes Denunciado por Corrupção: MP Pede Quebra de Sigilos e Inelegibilidade é Reiterada

A política de Cabo Frio foi sacudida por uma notícia bombástica na noite desta quinta-feira. Como diria o saudoso Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo, "a corrupção é o cupim que corrói a democracia". E parece que esse cupim encontrou abrigo na gestão do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB).

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Mendes, suspeito de ter comandado um esquema de desvio de recursos públicos durante seu mandato. Segundo as investigações, o ex-prefeito teria nomeado funcionários fantasmas que realizavam saques em dinheiro e repassavam parte dos valores a ele. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, foram identificados 105 depósitos suspeitos, totalizando R$ 347 mil. Além de Mendes, outras 22 pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema.

Como já dizia o jurista Rui Barbosa, "a pior forma de desigualdade é tentar fazer coisas iguais entre desiguais". E parece que Marquinho Mendes tentou fazer exatamente isso, usando o dinheiro público para benefício próprio e de seus aliados.

Essa não é a primeira vez que o ex-prefeito se vê envolvido em polêmicas. Mendes governou Cabo Frio por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, e retornou ao cargo em 2017. No entanto, seu mandato foi cassado um ano depois pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que ele estava com os direitos políticos suspensos nas eleições de 2016, após ter as contas reprovadas em anos anteriores.

No final de 2023, a Câmara Municipal de Cabo Frio reprovou as contas de Mendes relativas a 2017, o que o deixaria inelegível até 2031. Mas a Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação esclareceu que o processo só seria julgado se ele registrasse uma pré-candidatura às eleições – o que ocorreu no último fim de semana.

Agora, com o pedido de quebra de sigilo pelo MPRJ, Marquinho Mendes pode enfrentar sérias consequências legais e ver suas ambições políticas novamente frustradas. Como ensina o provérbio chinês, "a árvore que não se curva ao vento acaba quebrando". E parece que Mendes está prestes a sentir a força desse vendaval.

A população de Cabo Frio aguarda ansiosa pelos desdobramentos dessa investigação, que promete trazer à tona novos detalhes sobre a gestão do ex-prefeito e seus aliados. Enquanto isso, Marquinho Mendes mantém seu posicionamento de inocência, afirmando que todas as acusações são infundadas e motivadas por interesses políticos.

Mas como dizia o escritor Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra". E a unanimidade em torno da inocência de Mendes parece estar se esfarelando a cada nova denúncia. O futuro político da cidade está em jogo, e a população espera que a justiça seja feita, para que Cabo Frio possa seguir em frente, livre da corrupção e da má gestão.

#MarquinhoMendes #Corrupção #CaboFrio #MPRJ #Inelegibilidade #Política #DesvioDeRecursos #Quebra

Por Jornal da República em 21/06/2024
Aguarde..