Médico Especialista em Coluna fala sobre o impacto da hérnia de disco na qualidade de vida

Dr. João Bergamaschi é Vice-Presidente da Sociedade Interamericana de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva

Médico Especialista em Coluna fala sobre o impacto da hérnia de disco na qualidade de vida

Num cenário em que a saúde e a produtividade se entrelaçam, a hérnia de disco destaca-se como a principal causa de afastamento laboral no Brasil. De acordo com dados recentes, são mais de 51,4 mil brasileiros que se ausentaram de suas atividades profissionais.

De acordo com o médico especialista em coluna vertebral Dr. João Bergamaschi, a hérnia de disco é uma condição que, embora nem sempre se manifeste com sintomas evidentes, pode impor sérias limitações na qualidade de vida de alguns pacientes. "Mobilidade e atividades diárias: os pacientes muitas vezes experimentam dificuldades ao realizar atividades como caminhar, levantar objetos ou até mesmo se inclinar; Dor persistente e desconforto constante: a constância deste desconforto pode levar à fadiga, distúrbios do sono e impactar negativamente o estado emocional; Saúde mental: a luta constante contra a dor crônica pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e isolamento social", aponta o médico.

Dr. João acrescenta que o diagnóstico preciso da hérnia de disco requer uma avaliação abrangente, muitas vezes iniciada por exames de imagem, como a ressonância magnética. "É importante destacar que alguns pacientes podem ser portadores da condição sem perceberem, já que, em alguns casos, a hérnia de disco é assintomática. Para aqueles que experimentam os sintomas, podem sentir dores localizadas, dormência, formigamento e fraqueza muscular". 

Tratamentos Clínicos e Inovações na Cirurgia

O tratamento da hérnia de disco pode variar desde métodos conservadores, como fisioterapia e medicamentos, até procedimentos mais invasivos, como a cirurgia. No entanto, é fundamental ressaltar os avanços na abordagem cirúrgica, com destaque para a cirurgia endoscópica da coluna.

A cirurgia endoscópica, uma técnica minimamente invasiva, tem se tornado uma opção promissora para pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica. Por meio de pequenas incisões, os cirurgiões conseguem tratar a hérnia de disco com menor trauma aos tecidos circundantes, o que pode resultar em recuperação mais rápida e menor tempo de internação.

"É importante destacar que, o diagnóstico precoce e a escolha de tratamentos personalizados e avançados, são essenciais para minimizar os impactos da hérnia de disco e outras patologias da coluna vertebral na qualidade de vida dos pacientes", conclui o especialista. 

Por Coluna: Jairo Rodrigues em 02/04/2024
Aguarde..