Mês Mundial de Alzheimer destaca os 12 Fatores de Risco de Demências

Mês Mundial de Alzheimer destaca os 12 Fatores de Risco de Demências

Setembro é o Mês Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, uma campanha mundial para aumentar a informação sobre a demência e minimizar o seu estigma. A cada ano, associações de Alzheimer e demência, juntamente com as pessoas envolvidas no tratamento, cuidado e apoio às pessoas que vivem com demência ao redor do mundo, se unem para organizar eventos de conscientização, informar, e pautar a demência como prioridade no campo da saúde pública.

Como parte da programação do Mês Mundial do Alzheimer dia 3 de setembro, domingo, das 9 às 13 horas, será realizada panfletagem com roda de conversas com profissionais de saúde, medição da pressão arterial e teste de glicose, na Avenida Atlântica, em frente a rua Souza Lima, no Posto 6.

ATENÇÃO: CASO CHOVA, O EVENTO FICA ADIADO PARA O DOMINGO DIA 10/SETEMBRO

A Febraz - Federação Brasileira das Associações de Alzheimer, juntamente com as Associações de Alzheimer do Brasil que ela representa, ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer, APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Instituto Alzheimer Brasil e Instituto Não Me Esqueças, estão organizando a campanha Nunca é cedo ou tarde demais, com foco nos fatores de risco e no papel crucial da redução de riscos para evitar, atrasar ou potencialmente até mesmo prevenir a doença de Alzheimer e outras formas de demência. A campanha está integrada ao plano global da Alzheimer's Disease International (ADI), federação global com mais de 105 associações de Alzheimer e demência em todo o mundo.

 Segundo a presidente da APAZ, Maria Aparecida Albuquerque Guimarães, Estudos recentes apontam que o número de pessoas vivendo com demência está prestes a triplicar até 2050, tornando-se um dos desafios mais urgentes em saúde enfrentados pelo nosso mundo hoje.

“ Enquanto aguardamos mais avanços em medicamentos modificadores da doença e, potencialmente, que proporcionem a cura - o que continua sendo um esforço em andamento, longo e árduo - a redução de riscos desempenha um papel especialmente significativo. Ao tomar medidas proativas para reduzir os fatores de risco, os indivíduos podem aumentar suas chances de manter o seu cérebro saudável. “

O Relatório Mundial de Alzheimer deste ano, que será lançado no dia 21 de Setembro, se concentrará na redução de riscos na demência usando uma abordagem jornalística com estudos de caso que proporcionam uma análise mais aprofundada de histórias ao redor do mundo ou estudos inovadores.

Ao explorar minuciosamente os impulsionadores por trás da redução de riscos, o relatório abordará a redução de riscos ao longo da vida, cobrindo áreas como as medidas proativas que os indivíduos podem tomar para mudar seus próprios comportamentos, bem como o papel do governo em mudanças sistêmicas com base na população para promover a saúde cerebral.

Além disso, o relatório irá explorar o risco genético e a importância da participação em pesquisas, bem como o papel da redução de riscos após o diagnóstico. 

Neste Mês Mundial de Alzheimer, acompanhe, participe e divulgue as atividades da  APAZ na cidade do Rio de Janeiro:

- O3 de setembro – domingo – 9h às 13h

  • PANFLETAGEM+ RODAS DE CONVERSAS  COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE
  • MEDIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E TESTE DE GLICOSE
  • AV. ATLÂNTICA ( COPACABANA )– Posto 6 – próximo à R. Souza Lima

ATENÇÃO: CASO CHOVA, O EVENTO FICA ADIADO PARA O DOMINGO DIA 10/SETEMBRO

-18 de setembro – 2ª FEIRA -10H ÀS 11H

  • PANFLETAGEM NA SEDE DA APAZ + CONSULTORIA
  • AV. MARECHAL FLORIANO 65 – CENTRO

-20 e 21 setembro – 4ª E 5ª FEIRAS – 12 ÀS 13H

  • PANFLETAGEM NA SEDE DA APAZ + CONSULTORIA
  • AV. MARECHAL FLORIANO 65 – CENTRO

- 21 de setembro - DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER

O CRISTO REDENTOR, CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO- PALÁCIO PEDRO ERNESTO EASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – ALERJ, ESTARÃO ILUMINADOS PARA COLOCAR LUZ SOBRE PREVENÇÃO.

Somente por meio do aumento da conscientização é que mais pessoas buscarão informações, orientação e apoio. Com o potencial de melhorar as taxas de diagnóstico, incentivar pesquisas adicionais, incluindo áreas como a redução de riscos e lidar com a crescente demanda de acesso a tratamento e cuidados, o Mês Mundial do Alzheimer é tão importante.

 

Por Jornal da República em 30/08/2023
Aguarde..