Miguel Pereira ganhará a Cidade da Saúde Dr. Carlos Alberto Chaves

Miguel Pereira ganhará a Cidade da Saúde Dr. Carlos Alberto Chaves

Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, ganhará um complexo de saúde, com hospital, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), centros odontológico e de reabilitação, além de um hangar para pousos e decolagens de aeronaves de transporte de passageiros. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25/10) – aniversário de emancipação de 66 anos do município – durante o lançamento das obras da Cidade da Saúde Dr. Carlos Alberto Chaves. Para a construção, o Governo do Rio de Janeiro repassará à Prefeitura de Miguel Pereira recursos da ordem de R$ 70 milhões, por meio do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAHI), da Secretaria de Estado de Saúde.

“Quando a gente fala de investimentos de R $70 milhões na saúde, não é simplesmente colocar dinheiro. Há um projeto financiado pelo estado, que vai ser cofinanciado também pela Secretaria Estadual de Saúde para aportar recursos junto com o município, que teve a vontade de ser solidário com todo o restante da região. Isso é absolutamente fundamental para quem utiliza recursos de forma adequada. Essa Cidade da Saúde, ela vai mudar a realidade não só do município de Miguel Pereira, mas também do entorno”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.
 

O complexo terá o nome do médico Carlos Alberto Chaves, ex-secretário estadual de Saúde, que morreu em agosto vítima da Covid-19. Grande entusiasta da saúde pública, Chaves teve papel importante no combate à pandemia do coronavírus no Rio de Janeiro, principalmente no período do início da imunização da população fluminense. Foi ele quem idealizou a logística de transporte das vacinas, que distribui as doses a todos os 92 municípios do estado em até seis horas.

Segurança e habitação
Miguel Pereira também receberá novos equipamentos públicos para as forças de segurança. A primeira base do Batalhão de Áreas Turísticas da Polícia Militar (BPTur) fora da capital será instalada na cidade. Além disso, a 96ª DP será a primeira delegacia do estado com um novo modelo. A mudança vai desde o layout dos prédios até a otimização da elucidação de crimes, sobretudo roubos. Haverá ainda uma nova versão da Sala Lilás para um atendimento mais humanizado, principalmente para mulheres, crianças e o público LGBTQIA+.

 

Outro investimento do Governo do Estado na cidade será a construção de 200 unidades habitacionais pelo programa Casa da Gente, da Secretaria de Infraestrutura e Obras. O investimento nas moradias está orçado em R$ 30 milhões.

“Esse é um grande projeto que beneficia pessoas que moram hoje em área de risco e que precisam ser retiradas, que vivem de aluguel social e que estão abaixo da linha da pobreza. Então, Miguel Pereira, terá a oportunidade com essas 200 unidades, de corrigir uma dívida social de muitos anos”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

Em parceria com a prefeitura, foi inaugurado Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), da Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (FIA) e a primeira unidade do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR) no Centro-Sul Fluminense. No local, haverá atendimento social, psicológico e jurídico às vítimas de intolerância religiosa.

 

Por Jornal da República em 25/10/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Homem que expõe mulheres de biquínis em praias do Rio é denunciado
07 de Março de 2024

Homem que expõe mulheres de biquínis em praias do Rio é denunciado

Estado do Rio é o 2º mais negro do país. Censo revela aumento no número de pessoas pretas e pardas
28 de Dezembro de 2023

Estado do Rio é o 2º mais negro do país. Censo revela aumento no número de pessoas pretas e pardas

EUA Comparam Nível de Insegurança no Brasil ao Afeganistão em Advertência para Turistas
19 de Janeiro de 2024

EUA Comparam Nível de Insegurança no Brasil ao Afeganistão em Advertência para Turistas

Governo da Bahia decreta situação de emergência para mais 47 cidades atingidas pelas enchentes
26 de Dezembro de 2021

Governo da Bahia decreta situação de emergência para mais 47 cidades atingidas pelas enchentes

Aguarde..