Ministério Público confunde Mussoline jurista com Mussolini fascista e entra com ação para mudar nome de rua de Itaperuna

A Agência Brasil e dezenas de jornais publicaram a notícia, da Ação do MP contra a suposta Rua com nome do Ditador em Itaperuna

Ministério Público confunde Mussoline jurista com Mussolini fascista e entra com ação para mudar nome de rua de Itaperuna

A AGÊNCIA BRASIL ligada ao Governo Federal Publicou a matéria enaltecendo uma ação do MPERJ e dezenas de Jornais a reproduziram nos seguintes termos:

"O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro entrou na Justiça para que o município e a Câmara de Itaperuna alterem a nomenclatura da Rua Benito Mussolini.

A finalidade da ação é que nenhuma homenagem fascista, nazista ou violadora de Direitos Fundamentais seja atribuída a local público. 

A Câmara Municipal de Itaperuna chegou a receber uma recomendação para que modificasse o nome da rua, já que é intolerável a homenagem a líderes de ideologias que preguem discursos de ódio, aniquilação de minorias e genocídio. 

O MP requereu ainda que o município e a Câmara Municipal de Itaperuna adotem, até o fim do mês de julho, as medidas necessárias para alterar a nomenclatura. Pede, ainda, que seja declarada, incidentalmente, a inconstitucionalidade do artigo da lei municipal que impede a alteração dos nomes de rua da cidade. 

 

Benito Mussolini foi fundador e responsável pela ascensão do facismo na Europa. Depois de dar um golpe de estado, o ditador assumiu o governo italiano entre 1922 e 1943. Mussolini foi executado em 1945, após a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial"

O MP e os órgãos de imprensa, porém só esqueceram de verificar a letra e no final do nome MUSSOLINE.

A língua portuguesa oferece um adjetivo substantivo masculino, peculiar para uma determinada situação constrangedora, à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), aos nove países que têm o português como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Trata-se do homônimo que indica aquele que tem o mesmo nome (de outro), ou semelhante.

Não observando está regra gramatical, o Ministério Público em Itaperuna, ofereceu denúncia em uma ação para cancelar uma Lei de 1979 que concedeu o nome a uma rua da cidade, causando estranheza aos conhecedores da história da municipalidade.

O caso se refere a Lei 206, de 8 de maio de 1979 e que foi sancionada pelo prefeito Orlando Tavares.

A confusão se deu, porque o homenageado foi o jurista Benito Mussoline, itaperunense que teve uma extensa contribuição na defesa do cidadão de sua terra natal, bem como do estado do Rio de Janeiro. O Ministério Público entendeu que se tratava de Benito Amilcare Andrea Mussolini, nascido em Predappio, em 29 de julho de 1883 e morto em Mezzegra, no dia 28 de abril de 1945. O político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista.

Diante da confusão entre os personagens, o membro do MP exigiu a inconstitucionalidade da Lei 206/79 e por conseguinte o cancelamento do nome da via.

O caso revoltou os familiares do Benito itaperunense, que residem em Laje do Muriaé, bem como, quem conheceu o homenageado.

Na reunião da Câmara de Vereadores na segunda-feira (26) o presidente da casa de leis, vereador Paulo César da Silva, esclareceu o equívoco por parte do MPERJ.

“Essa Rua Benito Mussoline, não tem nada a ver com o ditador da Itália, isso já foi esclarecido em tempos atrás e sempre que tem um promotor novo volta essa polêmica. São pessoas distintas e que não tem nada a ver uma com a outra”, disse Paulo Cesar da Silva, presidente da Câmara.

FONTE PORTAL ITAPERUNA NOTÍCIAS

Leia ainda: 

PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Jornal da República em 28/06/2023
Aguarde..