Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Álvaro Sávio já foi diretor de Gestão Portuária e executivo na Libra Terminais
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, indicou o executivo portuário Álvaro Luiz Savio para a presidência da PortosRio, a Autoridade Portuária do Rio de Janeiro, de Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O nome já foi aprovado pela Casa Civil da Presidência da República hoje, terça-feira, dia 11, e, agora, segue para o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da PortosRio e para o Conselho de Administração (Consad) da empresa, para a oficialização no cargo, conforme apurou o BE News.
Os dois órgãos já estão a postos para analisar o processo. O Comitê de Elegibilidade fará uma avaliação do currículo do indicado e irá verificar se ele atende as exigências da companhia e do Ministério da Economia. A partir da aprovação, o caso segue para o Consad, que deve se reunir em sessão extraordinária para oficializar a nomeação.
Formado em Economia, Savio foi diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (antigo nome da PortosRio) e executivo na operadora Libra Terminais. Também atuou nas áreas de finanças, marketing e relações institucionais. De 2015 a 2018, foi diretor administrativo e financeiro e presidente interino da Agência Paulista de Atração de Investimentos (Investe SP), idealizando o hub de inovação do Estado de São Paulo. Em seguida, de 2019 a 2020, trabalhou na Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro, como assessor especial do secretário de Fazenda e, depois, até o ano passado, como subsecretário-geral.
Álvaro Savio é o primeiro presidente de autoridade portuária indicado por Márcio França. O Ministério coordena diretamente seis autoridades portuárias, escolhendo suas diretorias. Nesse grupo, estão a Santos Port Authority, de Santos (SP), e as companhias docas do Estado da Bahia (Codeba), do Pará (CDP), do Ceará (CDC) e do Rio Grande do Norte (Codern), além da PortosRio.
A diretoria da PortosRio também é formada por mais três diretores: o de Gestão Portuária, o de Negócios e Sustentabilidade e o Administrativo-Financeiro. Há a expectativa de que os três indicados para esses cargos tenham seus nomes aprovados em Brasília nos próximos dias.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!