Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Profissionais que se tornaram imprenscindíveis durante a pandemia, os motoboys protestaram em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e fizeram o rolezinho até o Centro da cidade. Os motoqueiros se dividiram em dois grupos, em Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul, e depois se concentraram em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova e causaram congestionamento em trechos de Laranjeiras, Botafogo e Centro.
O protesto foi contra a "máfia do reboque", que segundo eles estão sendo perseguidos e por qualquer motivo rebocam suas motos.
Não bastasse a falta de regulamentação da profissão que representa a super exploração do trabalho com baixíssima remuneração das empresas de aplicativo, carga horária elevadíssima e nenhuma proteção para a segurança devido o alto risco da exposição dos profissionais no trânsito da cidade, agora são perseguidos pela prefeitura, segundo os participantes do ato.
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informou que a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques vem atuando em apoio aos órgãos de fiscalização estaduais em suas operações, tais como Detran-RJ, Operação Lei Seca, Polícia Civil e Militar, visando à maior integração entre os órgãos públicos.
Em 2019 o MP RJ combateu a “máfia dos reboques” juntamente com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a promotoria deflagrou a Operação Top UP nas cidades de Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, todas no interior do Estado do Rio. Foram cumpridos mandados de prisão, além de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no esquema fraudulento para apreensão e guarda de veículos.
“Investigamos durante cinco meses o "modus operandi" do esquema que é formado por empresas especializadas em serviços de reboque e armazenamento de veículos, maus policiais, despachantes e agentes políticos, para entender quais seriam as ações necessárias que poderíamos adotar, através da atuação parlamentar na Alerj, para atacar o ponto nevrálgico do esquema, ou seja, os atores envolvidos, a lavagem de dinheiro, o seu destino e o mecanismo que possibilita a continuidade delituosa.” Subtenente Bernardo deputado estadual.
Governador deu um Freio na Máfia dos Reboques da Prefeitura no Rio de Janeiro, com a Lei 9.351/21, de autoria do deputado Samuel Malafaia (DEM), com essa Lei os carros estacionados em locais proibidos não poderão mais ser rebocados na presença do proprietário ou motorista.
Mas não adiantou e conforme os cerca de 300 motociclistas de aplicativos de entrega fizeram manifestação de hoje no Palácio Guanabara os abusos da "máfia do reboque", contra os Motoboys se intensificaram ainda mais.
Da Redação Imagens: Tribuna da Imprensa
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!